Quais eram as demandas do Movimento Tenentista na Revolta dos Dezoito do Forte em 5 de Julho de 1922?
Respostas
Resposta:
Os tenentistas eram contra o domínio das oligarquias e queriam derrubar o governo de Artur Bernardes. Eles iniciaram a revolta no dia 5 de julho de 1924, dois anos depois da Revolta do Forte de Copacabana. A cidade de São Paulo foi fortemente bombardeada a mando do presidente do Brasil.
Resposta:
O que foi o Movimento Tenentista na Revolta dos Dezoito do Forte em 5 de julho de 1922?
Movimento político militar, o tenentismo surgiu da insatisfação de jovens oficiais do exército brasileiro que queriam mudar a estrutura política da República Velha usando a força militar.
O primeiro Movimento Tenentista foi a Revolta dos Dezoito do Forte em 5 de julho de 1922.
Explicação:
O Movimento Tenista começou durante a campanha eleitoral de 1922 com críticas a:
1. corrupção
2. fraudes eleitorais
3 . subserviência ao capital internacional
4. saldos baixos
O movimento defendia a criação de uma república autoritária que realizasse as mudanças que precisavam ser feitas.
O Movimento Tenentista assim como a classe média existente defendia o voto secreto e mudanças sociais e econômicas.
Em 5 de julho de 1822 aconteceu o primeiro Movimento Tenentista e passou a chamar-se Revolta dos Dezoito do Forte ou Revolta do Forte de Copacabana.
Esse movimento contra o então presidente do Brasil Epitácio Pessoa tinha por objetivo derrubar o governo e mostrar que não concordavam com as eleições de Artur Bernardes que foram realizadas.
Em 5 de julho, o Forte de Copacabana foi bombardeado .Nele encontravam-se 301 militares e 272 renderam-se .Os que permaneceram no forte tinham o comando do tenente Siqueira Campos e saíram em marcha .Alguns militares desistiram da revolta e permaneceram 18.
Nesta marcha Siqueira Campos e Eduardo Gomes foram feridos e os demais mortos.
Terminava assim a Revolta dos Dezoito do Forte.
Entenda mais sobre o movimento tenentista na revolta dos 18 do aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39962747#:~:text=Resposta%20verificada%20por%20especialistas&text=A%20revolta%20dos%2018%20do%20forte%20de%20Copacabana%20foi%20iniciada,coronel%20Euclides%20Hermes%20da%20Fonseca