• Matéria: História
  • Autor: dudaamelloS2
  • Perguntado 3 anos atrás

O Concilium Plebis era formado por dois magistrados (tribunos) representantes dos plebeus, que tinham o poder de vetar ou de se opor às decisões dos cônsules e do Senado que poderiam prejudicar a plebe. Caso uma decisão fosse vetada, não poderia mais ser colocada em prática. Em 471 a.C., o número de magistrados plebeus aumentou para dez. [...]






De acordo com esse texto, os Tribunos da Plebe na República romana representavam

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
8

Os magistrados representantes dos plebeus tinham como objetivo representar a plebe sobre as decisões políticas romanas comandadas pelo Senado. Através do Conselho da Plebe houve diversas conquistas para essa classe social romana. Portanto, a alternativa correta é a letra D).

Conselho da Plebe

Os plebeus eram um grupo muito discriminado pelos aristocratas romanos, e eram desprovidos de muitos direitos na sociedade romana, e foi nesse contexto que sua luta por direitos começou a ganhar força.

A classe plebeia, tendo consciência de sua importância econômica e militar para Roma, passaram a reivindicar direitos sobre as decisões políticas na cidade, sendo assim criado o Conselho da Plebe, que foi responsável por representar o direito político plebeu perante o Senado.

Restante das Alternativas

A) a criação de ações para proteger os bens da aristocracia.

B) a garantia dos interesses dos estrangeiros.

C) o acesso a uma parcela dos impostos por grupos populares.

D) o direito político das classes populares.


Saiba mais sobre "Conselho da Plebe" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33047240
#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares