A música barroca tem relação com o estilo arquitetônico e da arte do século XVII, quando o uso excessivo de ornamentos foi a principal característica. Os compositores barrocos sentiam certo "incômodo" na tradição do contraponto, que consideravam tornar a compreensão do texto um tanto camuflada no movimento de vozes independentes. Os modos gregos começam a cair em desuso, com predominância apenas do modo maior e menor. Agrega-se a estas mudanças a escrita do baixo contínuo.
Respostas
De acordo com os conceitos da melodia e do baixo contínuo, podemos afirmar que somente as afirmativas certas são I e III visto que o concerto grosso e a suíte barroca devem utilizar o contraponto, não sendo possível descartá-lo, senão a música ficaria desarmônica. Sendo assim, a alternativa correta a B.
Entendendo as características da música barroca
Devemos compreender que neste período, foram desenvolvidos tons extremamente inovadores e marcantes para a música, como os que eram propositalmente dissonantes, estes que tinham escalas diatônicas. Além de que a música barroca era marcada pelo baixo contínuo e a harmonia tonal. Além dos diversos módulos gregos que foram devidamente atribuídos ao estilo da epoca.
A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções sejam:
- I) Os ornamentos são elementos que valorizam a melodia e o baixo contínuo resolve o problema de os intérpretes tocarem acordes indesejados à obra.
- II) Com o desuso do contraponto, gêneros como o concerto grosso e a suíte barroca farão amplo uso de ornamentos na aplicação do baixo contínuo.
- III) A melodia passa a ter maior valor e o baixo contínuo será o responsável pela harmonia, definindo quais acordes o intérprete deve tocar.
Está correto o que se afirma em:
- a) ( ) I e II, apenas.
- b) ( ) I e III, apenas.
- c) ( ) II e III, apenas.
- d) ( ) I, II e III.
- e) ( ) III, apenas.
Aprenda mais sobre a música no período barroco em https://brainly.com.br/tarefa/3449375
#SPJ4