Questão 01
Dissertativa
Você vai ao supermercado e compra frutas, verduras e carnes supostamente fresquinhas, mas detecta que, em poucos dias, alguns desses alimentos já apresentam sinais de contaminação. Isso acontece porque os alimentos estragam em ritmos e de maneiras diferentes, o que leva muita gente inexperiente na cozinha a ficar em dúvida na hora de avaliar se eles podem ou não serem consumidos.
Dados do Ministério da Saúde apontam que as bactérias são responsáveis por 83,5% dos casos de intoxicação alimentar, sendo a salmonela a grande vilã. Os produtos que mais provocam problemas de saúde são os ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7%), sobremesas (10,9%), água (8,8%) e leite e derivados (7,1%).
Os alimentos classificados como perecíveis – aqueles que estragam rapidamente, como carnes, leite e seus derivados, ovos, frutas, verduras e legumes – são os que merecem mais atenção.
Além de bactérias e fungos, os alimentos podem ser contaminados por vírus e parasitas e também por toxinas produzidas e liberadas por esses microrganismos. Como nem sempre essa contaminação é percebida, é importante estar atento ao prazo de validade e ao estado de conservação dos alimentos. Confira a seguir sinais que indicam quando os alimentos estão impróprios para o consumo:
Peixe – Quando o peixe está estragado, geralmente tem cheiro muito forte. Para peixes que já têm cheiro forte por si só, procure alguma descoloração ou cor opaca. Se estiver amarronzado, amarelado ou meio cinza, mesmo que seja só nas bordas, é hora de jogá-lo fora.
Ovos – Se você suspeita que há ovos estragados na sua geladeira, faça um teste: em uma tigela com água coloque os ovos sem quebrar e observe. Os estragados vão boiar e os bons ficarão no fundo da tigela.
Iogurte – O iogurte é um produto lácteo produzido pela fermentação bacteriana do leite, por isso é um alimento que perece facilmente. O sinal revelador de deterioração é o cheiro desagradável. Observe o prazo de validade. Se a tampinha estiver estufada, não consuma.
Cream cheese e requeijão – Diferentemente de queijos curados, elaborados com molde, como o gorgonzola e o roquefort, queijos em creme devem ser consumidos frescos. Jogue fora se estiver com pontos esverdeados ou aspecto esverdeado (sinais de mofo). Verifique a data de validade. Uma vez aberto, o cream cheese ou o requeijão deve ser consumido em, no máximo, uma semana.
http://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/30572
Com base no texto acima, descreva quais as características dos alimentos que indicam que sofreram algum processo de transformação.
Sua resposta
Responda aqui
Preciso da ajuda de vcs, ja é para amh essa atividadeeee
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,..,