A partir da expansão marítima ibérica, foram assinados diferentes tratados, com a mediação do papa, para se definirem os espaços e territórios pertencentes a cada uma das coroas. Primeiramente, foi assinada a Bula Intercoetera e, após a "descoberta" da América, o Tratado de Tordesilhas. Sobre esse último tratado, assinale a alternativa correta:
Respostas
Com relação a questão apresentada sobre a expansão marítima ibérica e os diferentes tratados, especificamente a respeito do Tratado de Tordesilhas a alternativa correta é a descrita na letra B.
Sobre o Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo internacional assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 1494. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, por meio de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, denominado de “Novo Continente”.
Seus objetivos visavam à delimitação das áreas de exploração de Portugal e Espanha nas terras descobertas no decorrer das navegações pelo oceano Atlântico. Onde, as terras descobertas por Portugal ficariam a leste da linha imaginária, e as da Espanha, a oeste.
Complemento da questão:
a) Sabe-se que o interesse de Portugal era preservar as rotas comerciais do Atlântico Sul, mas a historiografia ainda aponta dúvidas quanto às possíveis reivindicações de Portugal incluir o território que, posteriormente, seria o Brasil.
b) A assinatura do Tratado de Tordesilhas significou para Portugal a preservação de seu domínio no Atlântico Sul e a posse do território da América Portuguesa, o que pode ser explicado pelo aumento, em léguas, da linha imaginária que estabelecia as posses de ambas as coroas.
c) O Tratado de Tordesilhas estipulava que as grandes navegações e as atividades marítimo-comerciais ocorreriam sem a intervenção do Estado, de acordo com as principais doutrinas econômicas do período, como o liberalismo.
d) A mediação realizada pela Igreja Católica se deveu ao fato de que havia diferentes interesses religiosos na divisão das conquistas das coroas ibéricas: Portugal era um país predominantemente de religião árabe e judaica, enquanto a Coroa de Castela era católica.
e) O Tratado de Tordesilhas permitiu uma união dos interesses das coroas ibéricas, que, juntas, passaram a fomentar a realização das grandes navegações e das atividades marítimo-comerciais, dividindo igualitariamente os lucros das operações comerciais.
Entenda mais sobre o Tratado de Tordesilhas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20382853
#SPJ4