Respostas
O acidente ocorreu durante um teste de segurança ao início da madrugada que simulava uma falta de energia da estação, durante a qual os sistemas de segurança de emergência e de regulagem de energia foram intencionalmente desligados.
Bem, esse é um resumo, sobre oque foi a tragédia de Chernobyl.
Chernobyl: A tragédia que o mundo não esqueceu.
Era quase uma e meia da manhã de um sábado. A madrugada parecia tranquila até que os funcionários da usina nuclear de Chernobyl (conhecida como Chernobyl 4) se assustaram com uma explosão de vapor no quarto reator que imediatamente deu início a um incêndio. Eles ainda estavam tentando controlar o fogo quando o pior havia acontecido: partículas radioativas estavam se espalhando pela atmosfera sem controle algum.
Começava, assim, o maior desastre nuclear da história.
O acidente Nuclear de Chernobyl é um dos únicos dois classificados como nível 7 (ou seja, nível máximo de gravidade). O outro aconteceu em 2011, no Japão, na usina de Fukushima I. É impossível calcular o número de vidas perdidas em Chernobyl. Durante a explosão e os incêndios, 31 pessoas morreram. Mas os efeitos de longo prazo (como mortes por câncer e deformidades causadas pela radiação) ainda continuam a fazer o número de vítimas aumentar.
Poucos meses após o desastre, foi divulgado que a culpa era toda dos funcionários da usina. Entretanto, em 1991, surgiu outra teoria, que apontava defeitos no reator como o motivo principal. Hoje sabe-se que as duas hipóteses estão corretas.
Os cargos mais altos eram ocupados somente por funcionários com experiência em usinas de carvão – com exceção do engenheiro-chefe. Porém, mesmo sabendo que o reator apresentava problemas, esse mesmo engenheiro-chefe realizou um teste de redução de potência, que acabou resultando no desastre.
A maior parte da radiação foi emitida na atmosfera durante os dez primeiros dias após a explosão. Durante esse tempo, 1.800 helicópteros foram usados para tentar apagar o incêndio no reator. Mais de 130 mil pessoas foram evacuadas, e a cidade de Pripyat (que hoje pertence à Ucrânia e servia de residência para os funcionários) ainda está vazia.
A usina de Chernobyl só foi desativada em 2000, depois de muitas negociações envolvendo vários outros países. O reator continua lá.
E os fantasmas de um dos maiores desastres da história da humanidade também.
Bem resumidamente, depois do desastre Chernobyl ficou evacuada, junto com a cidade de Pripyat, que estão desertas.
Fonte: Você Sabia? + de 300 coisas que você deveria saber 3°a edição editora Outro Planeta. (Livro do Você sabia 2017).
Bons estudos