"A enterobíase, enterobiose ou oxiurose, é a verminose intestinal devida ao Enterobius vermicularis, pequeno nematoide da ordem Oxyuroidea, mais conhecido popularmente como oxiúro (do nome, Oxyuris vermicularis, hoje na sinonímia). A infecção costuma ser benigna, mas incômoda, pelo intenso prurido anal que produz e por suas complicações, sobretudo em crianças. ". Fonte: REY, LUÍS. Bases da Parasitologia Médica, 3. Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2009, p. 276. O Enterobius vermicularis é um verme que tem seu ciclo de vida ligado ao ser humano, não conseguindo se reproduzir sem ele. Embora o parasitismo apresente uma estreita relação em o hospedeiro e o parasito, em alguns casos essa relação pode ser temporária, originando a classificação dos parasitos em obrigatórios e facultativos. Com base no assunto apresentado no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O Enterobius vermicularis, devido seu ciclo de vida, pode ser classificado como parasito obrigatório. PORQUE II- Parasitos obrigatórios são organismos que, para sobreviverem, têm de ser parasitas, e sua vida parasitária é irreversível. A respeito das asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta
Respostas
Podemos considerar sobre a classificação dos parasitos em obrigatórios e facultativos que as asserções I e II apresentam proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa 1.
Caracterizando os parasitas
Sabemos que os parasitos podem ser caracterizados como aqueles que necessitam de um ou vários indivíduos hospedeiros para obter recursos, causando assim danos e baixa aptidão, porém sem levar a morte imediata do mesmo.
O parasito obrigatório é aquela que necessita de um hospedeiro para viver, completar seu ciclo de vida (maturidade) e reproduzir-se, sendo que estes apresentam estratégias complexas para colonizar o hospedeiro e que este permaneça vivo, sem que seja detectado sua existência pelo sistema imune.
Complemento do enunciado
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Entenda mais sobre parasitos obrigatórios aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/9859777
https://brainly.com.br/tarefa/567246
#SPJ4
Resposta:
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: