• Matéria: História
  • Autor: iraildesousa6981
  • Perguntado 3 anos atrás

"As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe também dos meios de produção espiritual, de modo que a ela estão submetidos aproximadamente ao mesmo tempo os pensamentos daqueles aos quais faltam os meios de produção espiritual. As ideias dominantes nada mais são que a expressão ideal das relações materiais dominantes, são as relações materiais dominantes apreendidas como ideias; portanto, são a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante, são as ideias de sua dominação" MARX, Karl. A ideologia alemã. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1993, p. 72. COMMIATO, Júlia Gomes Bragante. Os meios de comunicação em uma análise referenciada em Antonio Gramsci. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, 2019, p. 16 (adaptado). Na concepção de Karl Marx, dois conceitos são fundamentais para compreendermos as dinâmicas em uma sociedade: a infraestrutura econômica e a superestrutura jurídica e política. Assim, com base nestas informações, analise as asserções abaixo: I. Os elementos que formam as forças produtivas e as relações de produção são classificados como pertencentes à infraestrutura econômica, a qual, na concepção de Marx, é a base da sociedade. PORQUE II. A partir da infraestrutura e dos elementos que a compõem, surge a superestrutura jurídica e política, formada por instituições necessárias para a existência de uma sociedade organizada (ou um país), como Estado, governos, leis, justiça (aparatos administrativos) e elementos ideológicos (a exemplo das indústrias, fábricas e manufaturas). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras,

Respostas

respondido por: gabipquintana
0

Sobre a infraestrutura econômica e a superestrutura jurídica e política, podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa 1.

A força produtiva e as relações de produção são parte da infraestrutura econômica que fundamenta a sociedade. Da infraestrutura é gerada a superestrutura jurídica e política, que é composta por instituições fundamentais para uma sociedade organizada — estado, governos, e elementos ideológicos — e não está na base da produção, mas influencia toda a sociedade.

Infraestrutura e superestrutura

Em busca de compreender o sistema capitalista, o filósofo Karl Marx percebeu que este estava dividido em dois conceitos: infraestrutura e superestrutura.

A infraestrutura envolve forças de produção, matéria-prima, meios de produção e trabalhadores, sendo a base econômica social, onde ocorre a exploração da força de trabalho como fundamento do processo de acúmulo capitalista.

Já a superestrutura decorre das artimanhas das forças dominantes visando a estabilização de seu domínio. Sendo essa a estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica (Estado, meios de comunicação, etc.).

A sua pergunta está incompleta, mas provavelmente as opções sejam:

  • 1) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
  • 2) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • 3) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • 4) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • 5) As asserções I e II são proposições falsas.

Aprenda sobre a teoria central de Marx em https://brainly.com.br/tarefa/38830313

#SPJ4

Perguntas similares