• Matéria: História
  • Autor: amandamachado5236
  • Perguntado 2 anos atrás

Quais diferenças o autor do texto estabelece entre o cotidiano dos escravos que trabalhavam na lavoura e o dos escravos urbanos que viviam no Rio de Janeiro

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

Segundo as representações de Debret, os escravos urbanos e os rurais tinham um cotidiano distinto, visto que o primeiro grupo se dedicava aos afazeres mais leves, como o comércio e o serviço doméstico, ao contrário do segundo grupo, que trabalhava em funções mais arriscadas, desde a lavoura, a lida com as ferramentas do campo e também a carga horária mais intensa.

Escravos urbanos e rurais, segundo Debret

O texto demonstra que Jean-Baptiste Debret foi um grande artista que atuou nas representações dos cenários tipicamente brasileiros ainda no período colonial, tratando, sobretudo, de uma realidade que não costumava ser exposta nos cenários internacionais, especialmente relativa aos males do escravismo.

Ele captou a essência desse regime, mas também conseguiu elencar as diferentes categorizações dentro da mesma forma de trabalho, trazendo as distinções entre escravos dos contextos urbanos e dos contextos rurais, onde era possível observar que os escravos urbanos tinham uma vida um pouco melhor.

Abaixo, o enunciado completo:

Quais diferenças o autor do texto estabelece entre o cotidiano dos escravos que trabalhavam na lavoura e o dos escravos urbanos que viviam no Rio de Janeiro? (Debret e as imagens sobre a escravidão).

Segue um trecho do texto em estudo:

Debret buscou demonstrar em suas gravuras, a presença do trabalho escravo nas mais diversas modalidades de serviço, tanto no meio rural como no urbano.

Aprenda mais sobre os escravos urbanos e rurais: brainly.com.br/tarefa/18462435

#SPJ4

Perguntas similares