As organizações de tecnologia da informação em todo mundo estão buscando cada vez mais a segurança, ainda mais, devido as demandas de conectividade de seus clientes e funcionários. Além disso, elas buscam uma melhor forma de tratar o possível aumento da complexidade de redes e suporte aos usuários, especialmente em organizações que crescem através de novas aquisições ou fusões entre empresas, as quais necessitam de soluções em conectividade e a integração rápida de infraestruturas independentes e incompatíveis. Isto pode ser um ponto crítico para o sucesso ou fracasso na relação ao negócio. Um requisito emergente na comunidade de usuários é a implementação de extranets para dar suporte a uma antes imprevisível relação com clientes e parceiros de negócio, não se esquecendo, dos requisitos de gerenciamento e segurança exigidos por estas novas conexões.
Imagine que você é representante comercial da MegaSoft S/A, uma empresa que comercializa hardware para computadores em toda a América Latina. Você está na Venezuela fechando um negócio que envolve considerável montante em dinheiro e precisa se comunicar de forma segura com a matriz no Brasil.
Baseado nessa situação, implemente uma solução em sua rede a fim de possibilitar uma comunicação segura e confiável para transmitir informações sigilosas e concluir a transação do negócio aqui no Brasil. Fale sobre duas vantagens dessa rede e faça um desenho representando como seria essa estrutura. Para finalizar, justifique sua escolha.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Explicação:
A segurança digital, infelizmente, ainda não é um assunto tratado com a seriedade necessária. Entretanto, quando um profissional lida com dados que não lhe pertencem, é necessário redobrar os cuidados para que as informações não sejam interceptadas por pessoas mal-intencionadas.
Por meio da configuração de uma VPN (rede virtual privada), sua comunicação com a matriz será segura, pois as informações são criptografadas, dificultando o acesso não autorizado. Outra vantagem também é o acesso ao servidor da empresa, que pode estar configurado para acesso apenas no Brasil por questões de segurança.
Descrição da imagem não disponível
Configurando uma rede VPN, você irá simular a rede que é utilizada em sua empresa aqui no Brasil, pois essa configuração mascara seu endereço IP e não informa sua real localização. A VPN implementa segurança nas duas pontas da sua conexão, ou seja, na origem e no destino, o que faz com que quem está no meio do tráfego dos dados não consiga ter acesso.
Um desenho que representa a implementação de uma VPN pode ser verificado abaixo:
Descrição da imagem não disponível