5. (UFPR) Ampliando suas investigações para além de suas capacidades, e deixando seus pensamentos vagarem em profundezas, a tal ponto de lhes faltar apoio seguro para o pé, não é de admirar que os homens levantem questões e multipliquem disputas acerca de assuntos insolúveis, servindo apenas para prolongar e aumentar suas dúvidas, e para confirmá-los ao fim num perfeito ceticismo. Considerando a passagem acima e a obra de que foi extraída, segundo Locke, os homens tornam-se céticos porque: A) São capazes de obter apenas um conhecimento provável acerca das coisas. B) Não limitam suas investigações ao que é possível conhecer. C) Dependem da experiência sensível para conhecer, sendo essa experiência enganosa. D) Não são capazes de encontrar um apoio seguro para os seus pensamentos. E) Encontram prazer na mera disputa
Respostas
Para Locke, o ceticismo demonstrado por alguns homens é originário de investigações que não se limitam ao que é possível conhecer. Alternativa B.
O ceticismo para Locke
Empenhado em descobrir o que torna os homens céticos, o teórico John Locke compreendeu que essa falta de crença sobre as mais variadas coisas seria oriunda de descobertas que não são exatamente verdades, isso porque, muitas vezes, são tecidas investigações com base em achismos e negação da realidade, a exemplo dos aspectos mais óbvios e exatos, como o calor produzido pelo fogo, de modo que sua existência poderia ser negada quando a chuva apaga uma fogueira.
Desse modo, o ceticismo seria nada mais que o ponto de vista, uma construção mental a partir do local onde a pessoa está, que dependendo da abordagem, pode realmente se distanciar da comprovação dos saberes já testados e validados.
Aprenda mais sobre os pressupostos de Locke: brainly.com.br/tarefa/31555938
#SPJ4