Os grandes centros urbano-industriais são assentamentos humanos cujas paisagens são marcadas pelo alto grau de artificialidade dos objetos geográficos que os compõem. Essa substituição da primeira natureza por uma natureza artificial traz, em muitas delas, impactos ambientais negativos, atualmente um dos graves problemas urbanos. A figura a seguir ilustra um desses impactos ambientais.
A) Poluição sonora decorrente do ruído produzido por automóveis, ônibus e caminhões, máquinas fabris, prédios em construção, obras nas ruas, entre outros.
B) Inversão térmica, que frequentemente ocorre no inverno nas grandes cidades expostas à penetração do ar polar. Com ele, os gases poluentes não se dissipam e ficam retidos próximos à atmosfera, propiciando o surgimento de doenças respiratórias na população.
C) Ilhas de calor, formadas nas áreas centrais, como resultado da retirada da cobertura vegetal, da presença de edificações, da difícil circulação de ar devido às barreiras representadas pelas edificações, da pavimentação das ruas e da liberação de poluentes pelas indústrias e pela circulação de veículos, que provocam o aumento da temperatura.
D) Chuva ácida, que resulta da combinação da água da chuva, neblina, geada ou neve com substâncias poluentes, precipitando como ácido sulfúrico e ácido nítrico diluído, que, entre outros efeitos, provocam a corrosão das edificações.
E) Poluição visual decorrente da exploração do espaço urbano pela publicidade (outdoors, letreiros, cartazes, telas, painéis eletrônicos, banners, entre outros).
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
C
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás