• Matéria: Português
  • Autor: ricardopadilha0902
  • Perguntado 3 anos atrás

O Gênio do Crime – Uma aventura que marcou gerações!

Na trama, acompanhamos Bolachão, o Gordo, Edmundo e Pituca em uma São Paulo da década de 60, em meio a uma febre de figurinhas de futebol entre os jovens. Os que conseguirem completar a coleção, ganham inúmeros prêmios da fábrica que produz os cromos, mas alguns deles são tão raros que pouquíssimos garotos conseguem o feito. Até que entra em cena uma fábrica clandestina que produz as tais figurinhas em grande escala e as vendem por meio de cambistas, de forma que a maioria dos garotos consegue completar seus álbuns, levando a fábrica legítima à falência. O dono do empreendimento, Seu Tomé, após não ter nenhum retorno com a polícia, resolve chamar os três garotos para investigar o caso e descobrir quem está por trás das figurinhas roubadas.
A partir daí, O Gênio do Crime se torna uma aventura muito divertida em que os garotos correm por São Paulo atrás de seu antagonista. [...]
A escrita de Marinho é simples, focada nos leitores mais jovens, mas possui um ritmo e um dinamismo de quem entende muito do que está fazendo. O que é surpreendente, já que até quase duas décadas após o lançamento do livro, Marinho era um advogado em tempo integral e só escrevia nas horas vagas. É um livro curto, que te conduz pela investigação dos garotos com muita fluidez e faz o leitor não querer largar o exemplar até chegar à conclusão da história.

FRONTINI, Peter. O Gênio do Crime — Uma aventura que marcou gerações! Formiga Elétrica. 26 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021.


Texto 2

O gênio do crime

Era um mês de outubro em São Paulo, tempo de flores e dias nem muito quentes nem muito frios, e a criançada só falava no concurso das figurinhas de futebol.
Deu mania, mania forte, dessas que ficam comichando o dia inteiro na cabeça da gente e não deixa pensar em mais nada. Quem enchia o álbum ganhava prêmios bons e jogava-se abafa pela cidade: São Paulo estava de cócoras batendo e virando. Batia-se de concha, de mão mole, de quina, com efeito, de mão dura, conforme o tamanho do bolo, o jeito do chão e o personalíssimo estilo de cada um.
Na Escola Primária Três Bandeiras o sino anunciou o recreio e o Edmundo saiu voando da classe para encontrar o Pituca no pátio. Os dois estudavam no admissão, mas o Edmundo estava no 5.° ano A e o Pituca no 5.° ano B, e não tinham podido conversar ainda naquela manhã. Edmundo estava aflito: faz dois meses que só faltava o Rivelino para encher o álbum e poder ir lá na fábrica receber o prêmio. Comprara toneladas de envelopinhos e o Rivelino não saía, virou a cidade nos abafas até de Vila Matilde e do Tucuruvi e num dia foi num treino do Corinthians falar com o próprio Rivelino, inutilmente, porque o jogador também colecionava e não conseguia encontrar a figura dele mesmo.
Finalmente o Pituca veio com a novidade: disseram que no Largo de São Bento tinha um cambista que vendia as figurinhas abertas; o fulano encomendava a figurinha que queria e no dia seguinte o cambista trazia. Custava caro mas era garantido. Edmundo quis ir no mesmo dia, porém, tinha morrido um tio e o enterro seria naquela tarde, daí ter dado o dinheiro para o Pituca encomendar. [...]

MARINHO, João Carlos. O gênio do crime. 33ª ed. São Paulo: Global, 1989, p.7.


O texto 1 apresenta a seguinte afirmação “A escrita de Marinho é simples, focada nos leitores mais jovens, mas possui um ritmo e um dinamismo de quem entende muito do que está fazendo [...]”. Considerando também o texto 2, indique o elemento que favoreceu o tipo de escrita do autor (Marinho) para tornar o livro um grande sucesso.
A
O autor utiliza uma linguagem culta.
B
O fato de as ações iniciais ocorrerem na Escola Primária Três Bandeiras.
C
O autor tratar de temas do cotidiano infantojuvenil, como bater figurinhas, buscando mostrar proximidade com a situação.
D
O autor tratar de temas cômicos.
E
O autor tratar assuntos sensíveis, como a morte.

Respostas

respondido por: maiaalves080
1

A resposta correta é a letra c de

Explicação:


maiaalves080: ta certo
maiaalves080: ta errado
ajcbhchgvscsbvh: tá certo acabei de ver aqui quero muito de beija ela nçao quis beijar mas essa resposta mim ajudou a sueprar a depressao que tinha desde qcriança com a vinda de lula vamos todos comer pichana e nescu obrigao ta creto
Perguntas similares