Diante do exposto, relate pelo menos três ações de iniciativa da população, poder público, empresas e organizações não govermentais que podem contribuir para reduzirem os impactos provocados por desastres devastadores como esses
Respostas
Para se evitar os impactos gerados por tragédias como as de Mariana e Brumadinho, é preciso evitar que barragens sejam feitas em proximidade de comunidades e de áreas de preservação ambiental. Investir em tecnologias que prevejam movimentação natural atípica. Por fim, e o mais importante, a fiscalização que deve ser feita pelas ONGs, pela população e pelo poder público.
Tragédias de Mariana e Brumadinho
Mariana, Minas Gerais, 5 de novembro de 2015 a barragem do Fundão que guardava rejeitos de minério de ferro se rompeu, jogando 55 milhões de metros cúbicos de lama na Bacia do Rio Doce. 25 de janeiro de 2019 foi a vez de Brumadinho, também em Minas Gerais, onde mais uma barragem se rompeu, jogando 12 milhões de metros cúbicos de lama por toda a região.
Além de terem tirado centenas de vidas humanas, essas duas tragédias causaram impactos ambientais gigantescos. A lama gerada em Mariana, ao cair no Rio Doce, percorreu 60 quilômetros, até chegar ao oceano Atlântico e lá soterrou animais que estavam no fundo do mar e também atingiram os recifes de corais que viviam nessa região, fazendo espécies de peixes desaparecem.
Já em Brumadinho, além de vitimar centenas de pessoas, a tragédia destruiu uma área importante de mata atlântica, um bioma que está praticamente extinto do nosso país. O equivalente a 190 estádios de futebol, de mata atlântica, foram soterrados pela lama.
Complemento da questão:
Analise o texto a seguir.
Especialistas afirmam que a legislação ambiental brasileira é uma das mais completas e avançadas do mundo. Criada com o intuito de proteger o meio ambiente e reduzir as consequências de ações devastadoras, seu cumprimento muitas vezes não é garantido. Como exemplo, em 2015, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), provocou a liberação de uma onda de lama de mais de dez metros de altura, contendo 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Em janeiro de 2019, com o rompimento da barragem, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o "mar de lama" matou centenas de pessoas, destruiu plantações e contaminou o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. [...]
Saiba mais sobre desastres ambientais em: https://brainly.com.br/tarefa/20444674
#SPJ4