A amputação é descrita como a retirada parcial ou total de um membro do corpo. As amputações de membros inferiores são muito mais rotineiras quando comparadas com membros superiores. A integração dos podólogos nos cuidados em saúde primários é extremamente importante para diminuir o aparecimento das úlceras diabéticas e, consequentemente, as taxas de amputação e internações hospitalares. LOPES, D. A. Cinesiologia e Biomecânica dos Pés. Maringá: UniCesumar, 2022. Sobre as amputações, analise as assertivas a seguir: I. A doença vascular periférica está relacionada ao hábito de fumar e à diabetes descompensada. II. Um dos principais fatores causais para amputação de membro inferior é uma condição denominada doença vascular periférica. III. A dor fantasma é descrita como uma sensação dolorosa percebida na área do coto ainda presente no corpo no caso de uma amputação. IV. É importante enfatizarmos que existe uma área da podologia que se concentra no estudo, na prevenção e no tratamento de condições que podem resultar em amputações, como o pé diabético e outras condições vasculares. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas
Respostas
Em relação à amputação, estão corretas as afirmativas I, II e IV.
- A doença vascular periférica, uma das principais causas de amputações de membros inferiores, está associada ao tabagismo e ao diabetes concomitante (I e II).
- Existem áreas da podologia que se concentram no estudo, prevenção e tratamento de condições que podem levar à amputação, como: Pé diabético e outras doenças vasculares (IV).
O que representa a dor fantasma?
Um experimento criado pelo Dr. Ramachandran para reduzir os efeitos dos membros fantasmas consiste em colocar um espelho próximo ao membro não amputado. O objetivo é enganar o cérebro para pensar que o membro está lá, reduzindo assim a dor do membro fantasma.
A dor do membro fantasma pode ser descrita como dor neuropática causada por erros no mapeamento neurológico. Isso muda a maneira como o cérebro vê todos os membros do amputado.
Isso é chamado de dor do membro fantasma ou síndrome do membro fantasma e afeta cerca de 70% amputados. A causa deste problema ainda está sob investigação e geralmente é tratada com técnicas como:
- Terapia do espelho
- Hipnose
- Acupuntura
- Medicação
A dor aguda, com duração de segundos, dias ou semanas, ocorre como um sinal de alerta após:
- Cirurgia
- Trauma
- Inflamação
- Infecção
A dor crônica ou persistente pode durar meses ou anos. Este tipo de dor associada à dor do membro fantasma é causada por danos nos nervos.
Leia mais sobre amputação em: brainly.com.br/tarefa/23932168
#SPJ4