QUESTÃO 1 Na maioria dos casos em que uma análise estatística é necessária, é utilizada uma amostra. Ou seja, extraímos uma parte do todo, com o propósito de termos uma ideia sobre algum assunto específico. Embora trabalhar com amostras seja mais econômico e mais imediata, não é sempre que uma amostra é necessária ou conveniente. Elaborado pelo professor. Analise as afirmativas a seguir sobre a utilização de amostras. I – Queremos saber a porcentagem de mulheres em uma sala de aula com 15 pessoas. II – Queremos saber a opinião dos funcionários de uma pequena empresa sobre determinado assunto. III – Queremos fazer uma pesquisa eleitoral em uma cidade. IV – Queremos saber quantas pessoas no país são a favor do horário de verão. Assinale a alternativa que contém situações nas quais NÃO é interessante utilizar amostragem.
carloscamargo7686:
1 correta
Respostas
respondido por:
10
A amostragem é um método de pesquisa onde uma parte do todo é utilizado fazer uma análise estatística que represente o todo.
Não se recomenda utilização de amostragem nas alternativas I e II.
Avaliação da necessidade de amostragem em diferentes pesquisas:
- I. A amostragem é recomendada quando a população da pesquisa é muito grande e se torna inviável. No caso de uma sala de aula com 15 pessoas, é fácil e possível calcular a porcentagem de mulheres sem realizar uma amostragem.
- II. Considerando-se que uma pequena empresa é uma população de pesquisa pequeno, também não se faz necessário um processo de amostragem, pois provavelmente será possível entrevistar todos os funcionários.
- III. A amostragem é a única maneira de viabilizar uma pesquisa eleitoral visto que a quantidade de pessoas a ser entrevista neste tipo de pesquisa é muito grande.
- IV. Para saber a opinião de pessoas em um país é preciso fazer a amostragem pois se trata de uma população de pesquisa muito grande.
Aprenda mais sobre Amostragem em Pesquisa Científica em: https://brainly.com.br/tarefa/49144588
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás