Em busca de satisfação
01Engana-se a instituição de ensino que acredita que seu maior concorrente é uma outra instituição, 02localizada a poucos quarteirões de distância, que resolveu diminuir a mensalidade para atrair mais alunos. 03Essa instituição não deveria ser a maior preocupação de uma outra que se considera ou se pretende ser 04séria, competente e eficiente na prestação de seus serviços educacionais.
05Uma universidade que realmente está comprometida com sua missão de formação de profissionais 06qualificados para o mercado de trabalho e com a formação integral de valores do indivíduo deveria 07concentrar seus esforços e sua inteligência coletiva para buscar, criar e oferecer novas e melhores 08alternativas de ensino-aprendizagem para seus alunos.
09Educação sempre foi considerada como obrigação. No Brasil, porém, uma obrigação “ruim”, um mal 10necessário, como já ouvi pais e filhos dizendo. Além do que, a obrigatoriedade de estudar tornou as 11instituições de ensino tão “poderosas” e tão prepotentes em sua missão de “educar” que acabou se tornando 12um “inimigo” a mais do prazer que se pode ter da e pela aprendizagem.
13Aprender tem que ser prazeroso. Tem que fazer sentido, ter significado. Aprender, seja lá o que for, 14tem que ser estimulante, motivante, interessante. Tem que gerar mais vontade de aprender, tem que 15estimular a criatividade, a curiosidade.
16É preciso resgatar o prazer em aprender. A aprendizagem pelo sentido. Aprender a aprender e fazer o 17aluno tomar gosto pela coisa é a grande missão dos educadores.
18A concorrência não está na esquina, na outra instituição mais barata. A concorrência para quem quer e 19pensa em prestar um serviço educacional de qualidade está na vida, nas ruas, nos bares, livrarias e vida 20cultural presente em qualquer grande cidade.
21É preciso resgatar o prazer de aprender.
Carmem Maia http://revistaensinosuperior.uol.com.br/
textos (texto adaptado)
O trecho em que a elipse NÃO é utilizada como um mecanismo de coesão textual é:
a.
“A concorrência não está na esquina, na outra instituição mais barata. A concorrência para quem quer e pensa em prestar um serviço educacional de qualidade está na vida [...]” (refs. 18 e 19)
b.
“Aprender tem que ser prazeroso. Tem que fazer sentido, ter significado.” (ref. 13)
c.
“Educação sempre foi considerada como obrigação. No Brasil, porém, uma obrigação “ruim”, um mal necessário, como já ouvi pais e filhos dizendo.” (refs. 09 e 10)
d.
“Aprender, seja lá o que for, tem que ser estimulante, motivante, interessante. Tem que gerar mais vontade de aprender, tem que estimular a criatividade, a curiosidade.” (refs. 13 a 15)
e.
“É preciso resgatar o prazer em aprender. A aprendizagem pelo sentido.” (ref. 16)
Respostas
respondido por:
9
Letra A - A concorrência não esta...
respondido por:
3
acho que é a D.“Aprender, seja lá o que for, tem que ser estimulante, motivante, interessante. Tem que gerar mais vontade de aprender, tem que estimular a criatividade, a curiosidade.” (refs. 13 a 15)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás