Assinale com x as medidas que podem colaborar para reduzir o número de casos de esquistossomose em uma região. Lavar bem os alimentos antes de consumi-los Evitar o contato da pele com a água do açude. Utilizar um produto químico para eliminar hospedeiro intermediários. Evitar comer carnes malcozidas.
Respostas
evitar o contato da pele com água do açude ( )
utilizar um produto químico para eliminar hospedeiro intermediário (x)
evitar comer carnes mal cozidas (x)
*Eu acho que são essas as respostas, mas não tenho certeza do que é açude mas em caso de dúvida:
-A esquistossomose vem do caramujo (intermediário) que vem da água. Nós podemos tentar acabar com ele, mas como é pequeno, consegue se reproduzir rapidamente e o produto pode acabar causando algum dano á outras espécies, por isso é muito difícil de matar este caramujo.
A resposta do amigo acima esta errada.
Resposta correta:
( x ) Lavar bem os alimentos antes de consumi-los.
( x ) Evitar o contato da pele com a água do açude.
( x ) Utilizar um produto químico para eliminar hospedeiros intermediários.
( ) Evitar comer carnes malcozidas
Caso queira se certificar:
A esquistossomose é causada por um verme chamdo esquistossoma, que se aloja nas veias do intestino e do fígado dos seres humanos. Calcula-se que cerca de 7 milhões de brasileiros tenham essa doença. A figura a seguir apresenta o ciclo de vida desse parasita.
Os ovos chegam à água de lagos e represas junto com as fezes das pessoas contaminadas, geralmente transportados pela água das chuvas ou dos rios. As larvas que nascem dos ovos ficam livres na água por apenas dois dias.
Para sobreviver, elas devem abrigar-se em um caramujo de água doce chamado planorbídeo.
Esse caramujo e todos os organismos que abrigam larvas dos parasitas são conhecidos como hospedeiros intermediários. O ser humano e qualquer organismo que abrigue o parasita adulto são chamados hospedeiros definitivos.
O combate à esquistossomose depende de medidas de saneamento para evitar que fezes humanas cheguem às águas. A população de caramujos pode ser controlada com produtos químicos ou com a criação de peixes que se alimentam deles. Entretanto, as pessoas também devem evitar o contato com a água em que esses caramujos são encontrados, ou proteger-se com botas e luvas de borracha.
No início, a doença causa febre, falta de apetite, mal-estar e coceiras. Esses sintomas comumente desaparecem, mas pode ocorrer um aumento do fígado com inchaço do abdome. Por isso, a doença também é conhecida como barriga-d'água.