Respostas
Boa tarde!
O século XX se torna o século das incertezas devido ao fato de que as pessoas cada vez mais caminham de encontro à tecnologia, entretanto, esta pode produzir a destruição da humanidade se cair em mãos erradas.
Neste contexto, o ser humano vive em ameaça iminente da explosão da terceira guerra mundial, ameaça de doenças, fome, escassez dos recursos, bem como a violência, que apesar da constatnte evolução do homem, ao invés de retroagir, só progride.
Resposta:
A expressão refere-se ao contraste entre o século XIX, marcado por ideais e convicções de progresso, e o século XX, pautado pela incerteza com relação a esses ideais. Isso se iniciou desde Freud e as psicologias do inconsciente, que colocaram dúvidas sobre a hegemonia da razão nos assuntos humanos.
Mais tarde Einstein formulou a teoria da relatividade e, algum tempo depois, Heisenberg enunciou o princípio da incerteza, e o incerto começou a ocupar o espírito do mundo contemporâneo a partir de seu maior baluarte: a ciência. Também vieram as duas guerras mundiais, a Guerra Fria e muita destruição.
Paralelamente, houve um marcante desenvolvimento tecnológico e suas grandes conquistas, mas isso se converteu também no medo da destruição atômica pelas novas armas e na poluição do planeta. Para culminar, há a imensa desigualdade socioeconômica, em termos mundiais, que ainda se mantém em patamares inaceitáveis.