• Matéria: História
  • Autor: karol437
  • Perguntado 9 anos atrás

a 1 por favor me ajudem

Anexos:

Respostas

respondido por: biancaak1
0
França do sex. XVIII havia um grupo social chamado terceiro estado que era composto por trabalhadores e camponeses que viviam em grande miséria por pagar altos impostos para sustentar o luxo da alta burguesia (o clero e a nobreza).
a) A imagem mostra um trabalhador carregando outras pessoas mais ricas.
b) a imagem mostra o terceiro estado carregando a alta burguesia pois o terceiro estado sustentava a alta burguesia.
c) Retrata uma injustiça social. 
d) O autor se encontrava possivelmente no terceiro estado para conseguir representar tão bem, já que ninguém da alta burguesia admitiria que abusa das classes menores.

nstanan: Creio que você peca ao dizer que a alta burguesia era o Clero e a Nobreza. São três classes sociais distintas, os alto burgueses ocupavam a colocação do terceiro estado, este que era dividido em três outras partes, sendo que o topo desta é justamente a alta burguesia, composta por banqueiros, grandes empresários e agiotas.
biancaak1: é, verdade. obrigada
nstanan: Por nada.
respondido por: nstanan
0
a) Esta é uma imagem que remete à Revolução Francesa.

b) Nota-se claramente que o autor quis mostrar as camadas sociais existentes na época. O velho com bengala seria o povo chamado de terceiro estado, composto por burgueses, proletários, artesãos... que sustentavam, através de altíssimos impostos, o clero e a nobreza, primeiro e segundo estado, respectivamente.

c) De acordo à imagem, o autor da obra em questão faz uma dura crítica à sociedade francesa, especificamente o clero e a nobreza. Estes eram sustentados pela camada popular, terceiro estado, que somava mais de 90% da população em geral, através de altíssimos impostos pagos ao governo francês.

d) Em minha opinião o autor da obra identifica-se com o terceiro estado, pois realiza dura crítica às outras camadas sociais.
Perguntas similares