• Matéria: Geografia
  • Autor: fecefe
  • Perguntado 9 anos atrás

os iorubas não designavam dias específicos para registrar o início das estações do ano Quais eram as evidências escolhidas por esse povo para identificar as estações?

Respostas

respondido por: vchinchilla22
87

Para entender o ano novo iorubá, é essencial entender seu sistema de numerologia, que é a base de seu calendário. É isso mesmo, a base do calendário iorubá é quatro (4). É "o número do que se manifesta".

Como quatro são os principais elementos, água, terra, ar e fogo, quatro são os pontos principais, norte, sul, leste e oeste. Quatro são as estações do ano, verão, outono, inverno e primavera. Existem quatro fases da lua, lua cheia, minguante, nova e crescente.

Continuando com a presença de quatro (4), quatro são os dias da semana que os iorubás chamam de Orún Ifa e quatro semanas configuram um ciclo de 16 dias chamado Itadogún, no qual um ciclo de renovação de energia no planeta é concluído terra.

Cada ciclo solar anual é composto pelas quatro estações do ano, começando o ano com o solstício de verão. Um ano tem quatro ciclos de 91 dias cada.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13168967

Anexos:
respondido por: crystielenoliv
68

Resposta:

O método utilizado basicamente eram as alterações no tempo e na vegetação, visto que como o inverno era seco e com fortes ventos e verão chuvoso. Já pela vegetação, isto é observado principalmente nos povos medievais e os posteriores, como os Iorubas, em que se baseavam nas alterações da abundância de determinadas espécies de plantas e na morte de outras.

Explicação: estudei

Perguntas similares