Leia o texto a seguir a responda à questão:
Em pouco tempo, o Rio de Janeiro, o porto mais próximo e mais bem equipado, tornou-se importante centro comercial, sendo ponto de embarque de pedras preciosas e de ouro, e porto abastecedor dos sertões mineiros. Podemos dizer que:
a) a mineração alargou, de forma considerável, a faixa de ocupação do território brasileiro;
b) a economia do ouro conseguiu atrair para si a pecuária sulina, através de São Paulo, e a nordestina, através do Rio São Francisco, integrando as “ilhas” de povoamento em que se convertera a colonização portuguesa; Ao mesmo tempo, os núcleos mineradores demandam um número crescente de escravos e também relançando, agora a partir do Rio de Janeiro, o tráfico negreiro, como uma fonte inesgotável de lucros. Mesmo findo o apogeu, a região das Minas Gerais possuía vasta população, livre e escrava, e uma rede de comercialização e distribuição de produtos, os tropeiros, bastante ampla, que soube aproveitar, convertendo-se em amplo campo de produção de alimentos, dessa vez para o abastecimento do Rio de Janeiro, já na alvorada do século XIX.
(Francisco Carlos Teixeira da Silva. Conquista e colonização da América portuguesa. RJ: Campus, 1996)
Houve uma intensa urbanização caracterizada pelo crescimento demográfico, considerável aumento da população negra. Além disso observou-se aumento de casa de comercio dos comerciante de grosso trato e intensa atividade de homens bons nas camaras
Sobre as mudanças promovidas pela economia aurífera, analise as afirmativas;
I – A economia do ouro manteve as regiões do Brasil isoladas e sem contato comercial.
II – O Rio de Janeiro tornou-se a principal cidade da colônia, em grande parte, devido ao tráfico de escravos que chegavam da África e eram transferidos para a área do garimpo.
III – Os tropeiros tiveram importância no período pois foram responsáveis pela disseminação de produtos das mais variadas regiões.
Respostas
respondido por:
9
as opcoes ll e lll estao corretas
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás