• Matéria: História
  • Autor: eduardon7
  • Perguntado 9 anos atrás

5. (UFF-RJ)
Os escravos são as mãos e os pés do Senhor de Engenho Porque sem eles no Brasil não é possível fazer conservar e aumentar Fazenda.

Assinale a opção que baseada na citação do Jesuíta antonil justifica corretamente os fundamentos da sociedade colonial.

a) a sociedade Colonial se resume ao mundo da casa-grande e da Senzala espaços fundamentais de um mundo Rural mediado pelos engenhos açucareiros.
b) o ideal de sociedade Colonial segundo os inacianos era ou de uma sociedade de missões O que explica a crítica do Jesuíta antonil a escravidão.
c) a estrutura social do Brasil colônia era fundamentalmente escravista uma vez que os setores essenciais da economia colonial exemplo da agromanufatura do açucar dependiam do trabalho escravo sobretudo dos africanos.
d) a sociedade escravista exigida na colônia sempre foi condenada pelos Jesuítas que é exemplo de António desejavam os a mente que índios africanos se dedicassem o mundo de Deus.
e) a sociedade Colonial possuía duas classes senhores e escravos polos antagônicos do latifúndio ou da Fazenda mencionada por antonil.

Respostas

respondido por: vitorrosette2
433
creio que seja letra C
respondido por: EduardoPLopes
322

A é falsa. A sociedade colonial tinha, além destas, outras facetas, como a exploração das minas, as disputas religiosas e a questão indígena.

B é falsa. Os jesuítas, em muitos casos, não eram críticos da instituição da escravidão - como neste trecho.

C é verdadeira. Defender a escravidão como "natural" ou "fundamentada" era, então, uma forma de justificar as profundas desigualdades sociais então existentes.

D é falsa, pois os jesuítas muitas vezes foram omissos ou apoiaram a escravidão.

E é falsa, posto que isto não aparece no texto.

Perguntas similares