• Matéria: História
  • Autor: melg29
  • Perguntado 9 anos atrás

"No século 21, os ocidentais, em sua maioria, costumam aceitar imediatamente os conceitos que apresentam uma base racional, ainda que mais tarde mudem de ideia, ao vê-los contestados. Na Idade Média, ao contrário, as pessoas tendiam a deixar-se impressionar por mitos, mistérios e rumores, acreditando neles de imediato".
BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do cristianismo. São Paulo: Fundamento Educacional, 2012, p. 80.

Com relação à consolidação e influência da Igreja Cristã na Idade Média, estão corretas as afirmações:

I - Para os medievos, a religião era entendida como o elemento regulador da vida em sociedade, sendo seus membros e as instituições ligadas à Igreja tidas como modelos a serem seguidos e não questionados.

II - Ao longo da Idade Média, o cristianismo distanciou-se de seus princípios originais, na medida em que o clero corrompeu-se e controlar as questões temporais tornou-se mais relevante do que as questões espirituais.

III - A instabilidade que marcou toda a evolução da sociedade medieval contribuiu para o nascimento de uma postura inquieta questionadora nos medievos, postura esta que colocou em dúvida os dogmas da Igreja Cristã.

IV - Mesmo dispondo de uma importância considerável no seio da sociedade medieval, a Igreja Cristã, enquanto instituição, estava submetida à nobreza senhorial, devendo a esta camada social respeito e obediência.
ALTERNATIVAS

I.


I e II.


II e III.


I, II e IV.


I, III e IV.

Respostas

respondido por: LarissaAburame
13
Eu acho que são somente as alternativas I e II. Na Idade Média a Igreja era a maior senhora feudal, ou seja, tinha maior quantidade de terras do que qualquer outro. Nessa época, ninguém tinha conhecimento a não ser o clero e os nobres; a missa era rezada em latim e a Bíblia era escrita em latim, todas as faculdades eram da Igreja e todos os livros supervisionados pela Igreja. Resumindo: todos só conheciam o que a Igreja quisesse que conhecessem; os mais pobres não tinham acesso a escola e mesmo as pessoas que tinha, só aprendiam aquilo que a Igreja queria(a Igreja fazia coisas erradas, mas ninguém sabia que era errado). Ninguém era mais poderoso que a Igreja e ninguém questionava ou duvidava de seus dogmas, primeiro por que não tinham conhecimento para isso e segundo, porque quem questionasse era preso ou morto pela Inquisição. 

melg29: eu tbm marquei I e II
respondido por: Anônimo
6

Resposta:

Bom eu marquei I e II

Explicação:

porem percebo que a II e bem complicadinha de se macar como certa, pois esta afirmando que a Igreja Catolica se distanciou de sua origem. Isso de fato ocorreu, pois ela focou na força economica principalmente. Entao fico com a I e II.Letra B

Perguntas similares