A Aquisição da Linguagem é, pelas suas indagações, uma área híbrida, heterogênea ou multidisciplinar. No meio do caminho entre teorias linguísticas e psicológicas, tem sido tributária das indagações da Psicologia (do Comportamento, do Desenvolvimento, Cognitiva, entre outras tendências) e da Linguística.
SCARPA, E. M. Aquisição da Linguagem. In MUSSALIM, F.; BENTES, A.C.. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol.2. 6. ed. – São Paulo: Cortez, 2009. p. 205
Além dessa variedade, há também diferentes propostas que procuram investigar como se dá esse processo. Abaixo estão listadas algumas das principais abordagens sobre aquisição de linguagem.
Relacione essas abordagens com as respectivas afirmações.
Peso: 1.0
1 Behaviorismo.
2 Inatismo.
3 Construtivismo.
4 Sociointeracionismo.
5 Conexionismo.
a. A linguagem faz parte do desenvolvimento cognitivo da criança. Sua aquisição se dá através do contato entre o infante e o ambiente, assim, como esta constrói esse conhecimento como qualquer outro conhecimento, por meio de assimilação e acomodação.
b. O processo de aquisição da linguagem se dá através de formação de redes sinápticas que podem ou não serem reforçadas, conforme a frequência de uso das estruturas linguísticas.
c. Todo e qualquer conhecimento e comportamento (incluindo linguístico) é adquirido por meio de estímulo-resposta e reforço.
d. O produto da fala não é levado em consideração tanto da criança quanto de seu interlocutor, mas sim a relação dialógica entre esses.
e. Todo ser humano é dotado da faculdade da linguagem, que possibilita que esse a desenvolva se exposto a um estímulo linguístico.
Respostas
respondido por:
18
Inatismo Construtivismo Behaviorismo Sociointeracionismo Conexionismo
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás