Respostas
Fornecem mais energia que os glicídios, porém, não são preferencialmente utilizáveis pela célula. Toda vez que a célula necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de um glicídio, para depois consumir os lipídios.
e são classificados em três grupos: simples, compostos e derivados.
Os lipídios simples são ésteres de ácidos graxos.
Um lipídio simples que quando hidrolisado produz ácidos graxos e glicerol é chamado gordura ou óleo. Um lipídio simples que, durante, a hidrólise, produz ácidos graxos e um álcool de alta massa molecular é chamado cera.Lipídios complexos, quando hidrolisados,produzem ácidos graxos, álcool e algum outro composto.
Lipídeos
São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solventes polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA.
Na verdade, todas as relevâncias do metabolismo lipídico advêm desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/organizacao-e-composicao-quimica-dos-seres-vivos/lipideos.html#ixzz4AA4...