• Matéria: Geografia
  • Autor: fermylena
  • Perguntado 9 anos atrás

Um debate que há muito tempo vem sendo feito dentro das ciências sociais faz referências à formação étnica da população brasileira, porém o que se deve analisar é que na sociedade humana, de maneira geral, não existe nenhum grupo humano racialmente puro. As populações atuais são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo. Tendo em vista o contexto supracitado, é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, sendo que esta característica gerou uma identidade nacional única, onde o povo é marcadamente mestiço, demonstrando uma grande homogeneidade cultural.


De maneira geral, o povo brasileiro possui ascendência branca, indígena e negra, contudo, dentro dessas matrizes étnicas encontramos povos diferentes, ou seja, foram muitos povos diferentes, com suas culturas que formaram o Brasil, tornando-o multiétnico e multicultural.


A etnia brasileira é considerada como lusitana, pois a principal matriz que contribuiu para a formação da sociedade brasileira foi a branca, sendo os traços negros e indígenas pouco presentes na aparência e na cultura da população.


O processo de miscigenação se deu no Brasil de forma singular e inédita, isso porque, historicamente, nunca se observou a mestiçagem étnica, sendo os portugueses e negros considerados de linhagem "pura".


É consenso entre os pesquisadores que o processo de mestiçagem no Brasil acaba por prejudicar a formação do indivíduo na sociedade, pois os elementos antagônicos presentes na cultura impedem a formação de uma identidade nacional.

Respostas

respondido por: NetoFlorenzano
6
Letra B.
De maneira Geral, o povo brasileiro possui ascendencia 
Perguntas similares