(ENEM) Decorridos mais de 50 anos do uso dos antibióticos, a tuberculose figura, neste final de século, como uma das doenças mais letais; isso se deve ao fato de os bacilos terem se tornado resistentes ao antibiótico usado para combatê-los. Considerando que a resistência de uma população de bactérias a um antibiótico é resultado de mutação ao acaso e que a taxa de mutação espontânea é muito baixa, foi proposto o uso simultâneo de diferentes antibióticos para o tratamento de doentes com tuberculose. Com relação a esse procedimento, foram levantados os seguintes argumentos:
I. O tratamento não será efetivo para o paciente, uma vez que a resistência ao antibiótico não é reversível. II. O tratamento terá alta chance de ser efetivo para o paciente, pois a probabilidade de que uma bactéria seja resistente a dois ou mais antibióticos é extremamente baixa. III. O tratamento poderá apresentar riscos para a população, pois poderá selecionar linhagens bacterianas altamente resistentes a antibióticos.
Analisando as informações contidas no texto, pode-se concluir que apenas:
a) o argumento I é válido. b) o argumento II é válido. c) o argumento III é válido. d) os argumentos I e III são válidos. e) os argumentos II e III são válidos.
Respostas
respondido por:
362
Resposta certa E) os argumentos II e III são válidos.
respondido por:
131
A alternativa correta é a e) os argumentos II e III são válidos.
Pois é notável o aparecimento de novas linhagens de bactérias que são altamente resistentes a maioria dos antibióticos, inclusive aos super antibióticos hospitalares. Um dos motivos que leva a esse ocorrido é a automedicação, uma vez que a bactéria adquire resistência ao antibiótico não é possível reverter o processo.
Contudo, a chance de uma bactéria ser resistente a mais de um antibiótico é bem baixa, sendo isso o necessário para controlar a maioria das infecções.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás