• Matéria: História
  • Autor: anasoujoyce
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual era intenção de Portugal ao dividir as terras da colônia em capitanias?

Respostas

respondido por: rian88
16
Home História Capitanias Hereditárias

Capitanias Hereditárias

Redação Mundo Vestibular

Precisa estudar Capitanias Hereditárias para a prova da escola, o vestibular ou o Enem? Então fique ligado no nosso resumo!

Veja a seguir como surgiu essa divisão do Brasil, suas principais características e como se deu o declínio desse modelo. 


O que foram as Capitanias Hereditárias

Ache os cursos e faculdades ideais para você

Primeira estrutura de governo colonial - extremamente descentralizada - implantada pela metrópole para funcionar em todo o território brasileiro. Em 1532, dom João III anuncia a intenção de dividir a colônia em 15 amplas faixas de terra e entregá-las a nobres do reino, os capitães donatários, para povoá-las, explorá-las com recursos próprios e governá-las em nome da Coroa. 


Essas faixas são de largura bastante diversa, podendo variar de 150 a 600 quilômetros, e estendem-se do litoral para o interior até a linha imaginária de Tordesilhas. Entre 1534 e 1536, dom João III implanta 14 capitanias, concedidas a 12 donatários, que se vieram somar àquela doada em 1504 a Fernão de Noronha pelo rei dom Manuel.

Direitos e deveres

Nas Cartas de Doação é fixado o caráter perpétuo e hereditário das concessões. Em troca do compromisso com o povoamento, a defesa, o bom aproveitamento das riquezas naturais e a propagação da fé católica em suas terras, o rei atribui aos donatários inúmeros direitos e isenções.

Cabe aos donatários distribuir sesmarias - terras incultas ou abandonadas - aos colonos, fundar vilas com as respectivas câmaras municipais e órgãos de justiça, além do direito de aprisionar índios. São também isentos do pagamento de tributos sobre a venda de pau-brasil e de escravos. 

O sistema de capitanias implantado no Brasil não é original. Baseia-se em experiências anteriores de concessão de direitos reais à nobreza para engajá-la nos empreendimentos do Estado português nas Índias, na África, nas ilhas do Atlântico e no próprio reino

Perguntas similares