O processo que levou à concentração do poder político e militar nas mãos dos reis absolutistas ocorreu em meio ao Renascimento. Nesse período, pensadores e filósofos, buscando uma nova formar de compreender a humanidade, criaram tratados e teorias com o objetivo de explicar o funcionamento da sociedade. Entre esses pensadores, surgiram os teóricos que legitimavam a concentração do poder nas mãos dos reis. Sobre eles, marque a seguir as alternativas corretas:
(A)
Thomas Hobbes defendia a concentração do poder nas mãos do rei, porém, afirmava que população deveria ter liberdade para reclamar se estivesse insatisfeita com o governo.
(B)
Nicolau Maquiavel, um dos teóricos que procurou justificar o poder absolutista dos reis, escreveu um livro chamado O Príncipe, argumentando que o rei, com o poder concentrado em sua figura, deveria fazer tudo que fosse possível para manter a unidade territorial e a paz, mesmo que tivesse que tomar atitudes condenáveis em determinados momentos.
(C)
Dante Alighieri, em sua obra Monarquia, afirmou que o soberano deveria ter autonomia para tomar suas decisões, sem a interferência da Igreja Católica, governando orientado diretamente por Deus, sem a necessidade de intermediários.
(D)
Jacques Bossuet, bispo da Igreja Católica e teórico do absolutismo, defendia que Deus escolhia o governante, que deveria prestar contas somente a Deus. Assim questionar o poder do rei era como questionar o poder divino.
(E)
Jean Bodin, em seus escritos, afirmou que o rei deveria ter poderes absolutos, porém, deveria prestar contas ao Papa, que era o representante de Deus na Terra.
Respostas
respondido por:
9
A resposta é a letra D :)
gabi160104:
a B também é correta
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás