• Matéria: Filosofia
  • Autor: mateus671
  • Perguntado 9 anos atrás

estamos diante de um momento critico na historia da terra numa epoca em que a humanidade deve escolher o seu futuro devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentavel global baseada no respeito pela natureza nos direitos humanos universais na justiça economica e numa cultura da paz (preâmbulo da carta da terra). que momento critico e esse ? voce sente que pode escolher o seu futuro ? voce acredita que sua escolha pode afetar o futuro do mundo? está disposto ou disposta a somar forças com o resto da humanidade? como? você acredita nos princípios propostos pela carta da terra? por quê? reflita sobre todas perguntas e discuta sua opinião e suas sugestões com colegas.

Respostas

respondido por: paulosozio
193
Existe hoje certo consenso em afirmar que que o planeta está sendo destruído pelo próprio ser humano. Este é o momento crítico ao qual o texto se refere.
Toda atitude que qualquer um de nós toma hoje, é importante para o futuro do planeta. Exemplo recente disto foi a atitude que todos fomos "convidados" a tomar diante da crise hídrica que se abateu sobre não poucos tempos atrás. Ou usávamos a água com inteligência ou ficaríamos sem. O problema contínua. A crise hídrica no planeta é uma realidade. Assim minha atitude hoje interfere sim no futuro.
A carta da terra é uma declaração onde se aponta questões de sobrevivência para o planeta.
respondido por: makmorales
170

Olá,

Certamente estamos diante de um momento critico na historia da terra, sendo que o momento crítico atual está no esgotamento a largos passos dos recursos naturais e da capacidade do planeta de repor esses gastos.

Ao mesmo tempo, o aquecimento global e as mudanças climáticas seguem a todo o vapor, ao mesmo tempo em que os países não conseguem estancar o desmatamento e a poluição. Por isso, a escolha de todos nós pode afetar o futuro, desde uma micro até a macro região.

A carta da terra possui princípios necessários, pois valoriza o planeta e entende que ele não pode ser um hospedeiro, e nós não podemos agir como vírus e pragas contra nosso próprio lar.

Abraços!

Perguntas similares