• Matéria: Biologia
  • Autor: josianeleite1
  • Perguntado 9 anos atrás

Analise as duas sequências de aminoácidos listadas abaixo:

ALANINA - LEUCINA - PROLINA - HISTIDINA - TIROSINA

ALANINA - VALINA - PROLINA - TREONINA - TIROSINA

Pode-se afirmar que, em relação à sequência do RNA mensageiro, elas se diferenciam em pelo menos:

Escolha uma:
a. Dois íntrons
b. Dois pares de base
c. Dois códons
d. Duas proteínas
Questão 2

Texto da questão
Se o códon UUU sofresse uma mutação que alterasse o último nucleotídeo por uma citosina ocorreria:

Escolha uma:
a. Alteração na seqüência de aminoácidos que compõe a proteína em via de síntese.
b. Nenhuma das alternativas estão correta.
c. Ocorreria um erro de leitura e a cadeia de mRNA pararia de ser traduzida.
d. Alteração da conformação tridimensional da proteína, pois o aminoácido incorretamente inserido possui uma cadeia lateral com propriedades químicas completamente diferentes daquelas do aminoácido original.

Questão 3

Texto da questão
Não se pensava que fosse tão intensa a troca de genes entre uma espécie e outra, a chamada transmissão horizontal. Fabiana Herédia, pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, descobriu nove casos em que um tipo de sequência genética passa de uma espécie a outra de moscas-das-frutas do gênero Drosophila. Antes, só havia um trabalho descrito para o que ela estudou, chamado gypsy (cigano, em inglês).

“Quando o gypsy salta de uma espécie para outra, pode levar pedaços de genes ou genes inteiros, promovendo um intercâmbio de material genético absolutamente distinto do que ocorre por transmissão vertical, que envolve cruzamento entre indivíduos da mesma espécie”, diz ela.

Já caracterizado como um retrovírus, o gypsy passa de uma espécie a outra fazendo uma cópia de si mesmo, que é empacotada como vírus e invade o genoma de outro organismo. A participação dos genes saltadores no genoma de Drosophilas é de cerca de 15%, mas no dos seres humanos pode chegar a 45%. São fontes de variabilidade genética, por acionarem ou desativarem outros genes, além de promoverem quebras e rearranjos cromossômicos.

Para onde vão os genes saltadores. Publicado na Revista Pesquisa Fapesp. Ed. 82. Dezembro/2002. [material on line]. Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/2002/12/01/para-onde-vao-os-genes-saltadores/>. Acesso em: 28 Out. 2015 [Fragmento de texto - adaptado]



Como podemos observar, o texto aborda a importância dos “genes saltitantes” na variabilidade genética das espécies. Entretanto, sabemos que não são somente os vírus que são considerados como elementos genéticos móveis. Temos uma classe especial de sequencias de DNA que apresentam a mesma característica.

Esses fragmentos de DNA saltitantes são também chamados de?

Escolha uma:
a. Retrovírus
b. Adenovírus
c. Transposons
d. Lócus gênico

Texto da questão
O câncer leva a pessoa a óbito por:

Escolha uma:
a. Falta de alimento, uma vez que o câncer consome quase todo o suprimento de glicose que seria utilizado por outros tecidos.
b. Nenhuma das alternativas.
c. Excesso de hormônio no sangue, uma vez que os mecanismos de comunicação celular estão alterados.
d. Falta de oxigenação, uma vez que consome grande parte do oxigênio disponível no sangue em seu metabolismo.

Texto da questão
Em relação aos elementos transponíveis, pode-se afirmar o seguinte:


Escolha uma:
a. São elementos protéicos que tiveram sucesso no decorrer da evolução e foram selecionados pela sua simplicidade e economia de energia.
b. São elementos genéticos móveis capazes de se instalar em diferentes partes do genoma, sendo que os vírus e os transposons são exemplos desses elementos.
c. São elementos genéticos que permitem a identificação de pessoas pela análise do seu DNA.
d. São elementos protéicos que fazem parte da membrana plasmática. Esses elementos podem se mover pela membrana, sendo que desse fato resultou o termo “modelo do mosaico fluído da membrana celular”

Respostas

respondido por: deborapantoja
11
questao 1 - alternativa  C : dois codons , 
Perguntas similares