Explique a existência no Brasil de uma região industrial central, de regiões industriais periféricas e de enclaves industriais.
Respostas
Olá,
No Brasil as regiões industriais centrais são aquelas onde a indústria se desenvolveu, há grande quantidade de fábricas e de outras indústrias no geral. Como exemplo dessas regiões industriais centrais nós as regiões metropolitanas do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, algumas cidades em Minas Gerais, etc. Destacam-se nesses respectivos estados as suas capitais.
Já as regiões industriais periféricas são aquelas que, além de uma distância geográfica considerável em relação as regiões centrais, também apresentam o desenvolvimento comprometido. A exemplo disso temos o estado de Rondônia com sua capital Porto Velho e municípios que a circundam.
Os enclaves industriais são barreiras que impedem o desenvolvimento industrial de ocorrer. Pode se dar por questões geográficas, de infraestrutura, mas principalmente, no caso do Brasil, devido ao excesso de regulamentações e burocratização do empreendedorismo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Regiões industriais centrais: São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas e suas respectivas regiões metropolitanas.
Regiões industriais periféricas: em Porto Velho (RO) por exemplo e municípios vizinhos.
Enclave industrial: Zona Franca de Manaus (AM).