• Matéria: Biologia
  • Autor: TiagoFisioterapia
  • Perguntado 9 anos atrás

As garrafas PET são um problema recorrente nas rodas de debates sobre preservação do meio ambiente. Uma descoberta revolucionária, no entanto, pode começar a mudar esse quadro:


Cientistas descobrem bactéria capaz de desintegrar plástico de garrafa PET
Microrganismo foi encontrado em usina de reciclagem de lixo no Japão.
Molécula da criatura pode ser usada para tratar problema de poluição sólida.


Cientistas japoneses anunciaram nesta quinta-feira (10) a descoberta de uma bactéria capaz de decompor completamente o polietileno tereftalato -- o plástico do qual são feitas as garrafas PET, um dos problemas mais graves de poluição no planeta.

O microrganismo, que oferece uma perspectiva mais viável para tratar o acúmulo desse material no ambiente, foi encontrado em uma usina de reciclagem de lixo. A bactéria, batizada de Ideonella sakaiensis, se alimenta quase que exclusivamente de PET.

Segundo os cientistas, a descoberta é de certa maneira surpreendente, porque a bactéria aparenta ter adquirido a capacidade de degradar esse tipo de plástico em um processo que durou poucas décadas. Na escala da evolução biológica, é um piscar de olhos.

Em estudo na revista "Science", o grupo liderado pelo biólogo Shosuke Yoshida, do Instituto de Tecnologia de Kioto, descreve como uma colônia do microrganismo conseguiu degradar uma folha fina de PET em seis semanas. Pode parecer muito tempo, mas é rápido para um tipo de plástico que leva centenas de anos para se decompor espontaneamente. Disponível em: , acesso em: 11 Mar 2016.

A descoberta dos pesquisadores japoneses é importante, pois:





Escolha uma:
a. O PET é um dos lixos mais abundantes e persistentes do planeta (com um tempo de decomposição muito elástico).
b. O homem não precisa se preocupar, no longo prazo, com a poluição do meio ambiente, pois a natureza dará um jeito de decompor o lixo, como fez no caso das garrafas PET.
c. Em pouco tempo será possível fazer com que todo o lixo produzido pela humanidade seja decomposto por microrganismos – limpando o planeta e economizando milhões.
d. O problema atual não tem a ver com o tempo de decomposição das garrafas PET (que é curto). O maior problema são as pessoas que jogam garrafas PET no chão.
e. Garrafas PET são uma das piores invenções já criadas pelo ser humano já que não são recicláveis, não podendo, portanto, ser reutilizadas.

Respostas

respondido por: cleiatruilho
42
letra a)O PET é um dos lixos mais abundantes e persistentes do planeta (com um tempo de decomposição muito elástico).

idersonaraujo: Resposta certa.
marcelotkp: esta certo
Acyron: Correto. Valeu.
guilhermetimbo: Correto
Anônimo: correto!
respondido por: paulacostta1
15
 O PET é um dos lixos mais abundantes e persistentes do planeta (com um tempo de decomposição muito elástico). É A CORRETA!!!

idersonaraujo: Resposta certa.
Perguntas similares