Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devido exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BATISTA, William José. O devir da verdade: fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40.
A respeito do pensamento de Sócrates, de acordo com o conteúdo abordado nas aulas e no livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as sentenças a seguir e classifique-as em V (verdadeiras) e F (falsas):
I. ( ) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziou-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II. ( ) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III. ( ) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, visto que esse filósofo não nos deixou registros escritos.
Agora, assinale a sequência correta:
Respostas
respondido por:
9
Resposta Falso Verdadeiro verdadeiro
respondido por:
5
I é falsa, já que, diferente dos sofistas, Sócrates defendia que a verdade poderia ser concebida, mas isto exigiria grande esforço por parte do sujeito que quisesse conhecê-la, devendo se afastar das opiniões e dos dogmas e se aprofundar na razão.
II é verdadeira, razão pela qual todos os debates sobre o real passavam por um afastamento da linguagem e uma aproximação das ideias puras, de modo a usar a linguagem para desconstruir os mitos que ela criava.
III é verdadeira, só havendo "de Sócrates" os diálogos, que foram organizados por Platão, e obras de outros autores sobre a sua pessoa, não tendo ele mesmo deixado nenhum escrito.
Mais sobre Sócrates em:
https://brainly.com.br/tarefa/675081
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás