Respostas
Os enclosures (cercamentos legais) foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra de Elizabeth I, filha do segundo casamento de Henrique VIII, desde o século XVII, que marcam o início da Revolução Industrial.
No modo de produção feudal, a terra era um bem comum para a produção camponesa. Com a transição para o modo de produção capitalista, a terra passou a ser encarada como um bem de produção. Assim sendo, uma parte dos senhores feudais ingleses - a "gentry" (nobreza rural mais progressista, aburguesada) e os "yeomen" (camada mais rica dos pequenos e médios proprietários), passaram a cercar as suas terras (enclosures), expulsando os camponeses.
O processo intensificou-se no século XVIII, fazendo com que os camponeses migrassem para as cidades em busca de trabalho nas manufaturas, disponibilizando um grande contingente de mão-de-obra, o que mantinha os salários baixos.
O capitalismo comercial evoluiu, gerando uma separação entre capital e trabalho. Enquanto a burguesia acumulava riquezas, os trabalhadores foram sendo limitados à condição de assalariados, donos unicamente de sua força de trabalho. A burguesia logo tomou o completo controle sobre os meios de produção, o que mais tarde resultou na Revolução Industrial.