• Matéria: ENEM
  • Autor: stephae3sci7lyss
  • Perguntado 9 anos atrás

A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.
BRASIL. Brasil livre da rubéola: campanha nacional de vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).
Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles
A ficam mais expostos a esse vírus. B transmitem o vírus a mulheres gestantes. C passam a infecção diretamente para o feto. D transferem imunidade às parceiras grávidas. E são mais sucetíveis a esse vírus que as mulheres.

Respostas

respondido por: natanael06
40
Item b.
A rubéola é uma doença contagiosa que pode ser transmitida pelo contato entre pessoas.Então como o número de casos de mulheres infectadas diminuiu,o foco muda para a parcela que está muito propicia a contrair o vírus e transmiti-lo as mulheres(homens e jovens) principalmente quando elas estão grávidas.
respondido por: nogueirakarine56
9

Resposta:

letra b

Explicação:

Homens contaminados pela rubéola não são capazes de transmitir a doença diretamente para o feto, tampouco há maior exposição dos homens ao vírus ou maior suscetibilidade, e não há transferência de imunidade, mas um homem contaminado pode infectar uma mulher grávida com a rubéola, que poderá ser transmitida ao feto por via congênita.

Perguntas similares