• Matéria: Artes
  • Autor: Angelalopez
  • Perguntado 9 anos atrás

como a arte pode servir a ecologia?

Respostas

respondido por: vitorsantos87
0

Nenhum homem é uma ilha, inteiro e completo em si mesmo; cada homem é uma parte do continente, uma parte do todo. Se um torrão for levado pelo mar, a Europa ficará menor e incompleta, tanto quanto se um promontório o tivesse sido, da mesma forma como se a propriedade de um amigo ou a sua própria tivesse sido. A morte de qualquer homem diminui-me a mim, pois eu sou parte da humanidade, e por isso digo-lhe: nunca procure saber por quem o sino dobra; ele dobra por você. (John Donne [1572-1631], Meditação XVII)

O presente artigo faz reflexões a respeito da questão ecológica, estabelecendo contraponto ao enfoque adotado pelos meios de comunicação, concluindo pela importância da recuperação do sentido real da ecologia, ressaltando que, em face desse objetivo, a arte concorre decisivamente, pois gera condições para que o homem aperfeiçoe o seu processo cognitivo, no sentido da cultura.

Vivemos dias difíceis ultimamente. Notícias veiculadas nos meios de comunicação dão conta da destruição da camada de ozônio, da devastação da Amazônia onde queimadas criminosas consomem vastas extensões de terras, muitas vezes do tamanho de alguns países da Europa, visando adequar a terra para a pecuária ou para o plantio de culturas economicamente viáveis, os rios agonizam dramaticamente, os cartões-postais da nação, como as praias do Rio de Janeiro, são degradados pela poluição, as minorias são violentamente discriminadas e violentadas nas grandes cidades, tal qual o índio Pataxó queimado nas ruas da Capital Federal e, no nosso quintal, um navio* de aluguel derrama, impunemente, ácido sobre o nosso manancial hídrico, flora e fauna marinha. São notícias que vendem, notícias que dão lucro, que informam mas não mais sensibilizam o homem moderno quanto à gravidade do momento que passa a humanidade. (*) Alusão ao caso Bahamas no porto de Rio Grande/RS.

A notícia que também pode ser sinônimo de informação, perdeu o seu sentido original de servir como ilustração e alerta. Atualmente, a notícia é tida como um produto, objeto de compra e venda, ou mercadoria que ajuda a vender outros produtos. Os variados meios de comunicação não mais têm a informação como objetivo de fundo. Em realidade, a informação transformou-se em mais um dos vários produtos dos meios de comunicação, que formatam a notícia de modo que seja atrativa para o gosto do consumidor. E mais, de acordo com a melhor estratégia capitalista, este produto deve ainda possuir o predicado de arrastar, na sua esteira, outras mercadorias aptas para o ávido consumo dos ouvintes, telespectadores, leitores, internautas etc... Tanto é assim que a mídia, representada pela maioria dos meios de comunicação, transformou-se um poderoso outdooronde, misturado com a informação, que também é objeto de consumo, anunciam-se os mais diversos produtos, que podem variar de bens até idéias.


Perguntas similares