Caso Dulce
Pedro terminou sua aula de Geografia e na lanchonete se encontra com Dulce que é professora da mesma escola. Está super contente porque considera que hoje deu uma aula fantástica. – Pessoal, vocês não sabem como hoje foi incrível. Não tinha jeito de fazer meus alunos se interessarem pela discussão do clima. Eu ia lá, falava direitinho sobre clima tropical, clima equatorial, clima temperado, e nada deles “entrarem no clima”. Hoje resolvi fazer o contrário. Comecei comentando com eles a notícia do Jornal Nacional de que estava nevando no sul do país. “E aqui é esse inferno! Podia esfriar aqui um pouquinho, não era professor”, disse um deles. Era a dica que eu queria. Engatei: “pois é, o que será que eles têm que a gente não tem, né?” Pois não é que fomos discutindo e ao final tínhamos visto todos os fatores que interferem no clima? Foi muito legal!!!
- E aí, pergunta Dulce, você acha que eles aprenderam? Que nada, vão sair dizendo que você não dá aula, que fica comentando os programas de televisão.
Pois comigo é diferente. Bolei um joguinho com eles. Cada vez que um deles lê o texto com a pronúncia do inglês perfeitinha, ganha o direito de usar meu computador no recreio. Precisa ver como agora todo mundo quer ler. E estão lendo direitinho, os danados. Parece que treinam em casa.
Tendo como base a teoria behaviorista, você concorda com a estratégia utilizada pela Profª Dulce para conseguir a pronúncia correta do inglês?
Respostas
respondido por:
3
Não acho correto.. A estratégia da professora Dulce com o seu joguinho, chamou a atenção dos seus alunos não para os textos e a boa leitura em inglês, mas pelo proposito de usar o computador no recreio.. Então vejamos que pode-se existir, a coincidência de os alunos treinarem em casa só pelo fato de usar o computador, e não para aprenderem o que o professor quer passar!!! Agora voltando ao professor de Geografia.. Aula não é só QUADRO, GIZ OU PINCEL, LIVRO E ATIVIDADES NÃO... Aula também é debate, é diálogo entre mestres e alunos.. Isso não quer dizer que os professores não dão aula.. NADA A VER.. Devemos entender que cada professor tem o seu método de ensino. E o caso do professor de Geografia, serviu para trazer a atenção do aluno através da discussão.. Eu sinceramente, prefiro uma aula em que eu posso me expressar, imaginar e concretizar com meus amigos de classe e o(a) meu professor(a). Não acho correto exposições de professores sem nenhuma dinâmica em seu método de ensino.. Professores não esqueçam do século em que estamos.. E saibam que uma aula deve ser SENTIDA e não EXPOSTA ou AVALIADA... Espero que minha resposta tenha ajudado.. Obrigada... =) ;) Bjss..
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás