• Matéria: História
  • Autor: lauro9
  • Perguntado 9 anos atrás

relate sobre os cangaceiros

Respostas

respondido por: WhoisCarlos
4
O cangaço existe desde antes do início do século XVIII, tempo em que o sertão ainda não havia sido desbravado. Jagunço era o guarda-costas dos fazendeiros ou dos senhores-de-engenho. Havia jagunços no interior da região Nordeste que se constitui dos Estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Território de Fernando de Noronha. Segundo refere Claudionor de Oliveira Queiroz¹ os jagunços deram origem ao cangaço. Um dos primeiros chefes famosos de cangaceiros foi Jesuíno Alves de Melo Calado, "Jesuíno Brilhante". O cangaço teve o seu pico máximo nos anos 20 com a formação do bando de Lampeão - o Capitão Virgolino - instituindo-se então os sertões dos coronéis, dos beatos e dos cangaceiros.

Jagunço ou capanga era todo o indivíduo que empunhava uma arma para defender a si próprio, aos seus bens, à sua família, e que, a partir do primeiro crime cometido passava a ser usado, protegido, pelos chefes políticos "(...)que então, se tornavam mais respeitados pela gentalha e mais desejados pelos governantes". Os cabras são mestiços de 'mulato' ou moreno, esse que por sua vez é filho de pai branco e mãe negra ou vice-versa, sendo portanto, o mestiço 'cabra', o filho de moreno e negro. Jagunço, capanga, cangaceiro, guarda-costas, sobrevive ainda. São os pistoleiros, atuam no Nordeste, Norte e nas demais regiões, agora também nas capitais. O cangaço de Virgulino Ferreira foi exterminado pela ditadura de Getúlio Vargas, como fatores extremistas, mas, o fenômeno social continua.
respondido por: Kamillypontes22
3
Os cangaceiros estão agrupados em três categorias. Há os servidores eventuais dos grandes coronéis; os de natureza política,que exibem o poder de que os latifundiários são detentores; e os autônomos, que assumem o comportamento marginal. Eles geralmente só agrediam os que posicionasse como seus adversários,chegando até mesmo a proteger e amparar aqueles que aceitavam sua atuação e seguiam suas regras. Essa forma de atuar lhes valeu a reverência e a estima de grande parte da massa nordestina.

Obs: Espero que tenha ajudado :) ! 

Perguntas similares