• Matéria: Português
  • Autor: biamoren4medecam0anu
  • Perguntado 9 anos atrás

1) Leia o texto abaixo:

“Só falta o senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center, delivery e drive-trough sejam proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. Engajado nessa valorosa luta contra o inimigo ianque, que quer fazer área de livre comércio com nosso inculto e belo idioma, venho sugerir algumas outras medidas que serão de extrema importância para a preservação da soberania nacional: Nenhum cidadão carioca ou gaúcho poderá dizer Tu vai em espaços públicos; nenhum dono de borracharia poderá escrever a palavra ‘borraxaria; nenhum livro de gramática obrigará os alunos a utilizar colocações pronominais como ‘casar-me-ei’ ou ‘ou ver-se-ão [...]”

PIZA, Daniel. Uma proposta imodesta. O Estado de São Paulo, 08/09/2004

Com base na leitura do trecho acima responda as questões:

a) Defina o tema núcleo do texto lido e exponha a sua opinião a respeito do mesmo.
_______________________________________...


b) Podemos dizer que o autor assume uma postura irônica com relação ao projeto de lei que visa sugerir medidas que inibam determinados usos da língua? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
11
A-)DEFINA O NÚCLEO do TEMA DO TEXTO --A-)O autor faz um discurso irônico para tentar barrar o avanço dos estrangeirismos na língua portuguesa, criando" leis " e mudanças absurdas e inviáveis, como se fosse possível proibir os falantes de falar. Eu acho que podemos e devemos proteger nossa língua ,,que é tão bela e que possui muitas palavras adequadas que poderiam substituir perfeitamente muitos estrangeirismos usados .B-)0 autor ironiza o projeto de lei ,ao sugerir medidas ,que proíbam o uso também ,regionalismo da nossa língua ( .dos sutaques e as colocações gramaticais dos livros ).
Perguntas similares