Respostas
Do ponto de vista dos marxistas o trabalho na sociedade capitalista é alienado, exploratório e oprime as possibilidades humanas.
É alienado pois o trabalhador é alienado, separado, tanto do processo de produção quanto do produto de seu trabalho, de modo que ele não se reconhece naquilo que produz e passa a agir como se fosse não um homem, mas uma engrenagem em uma máquina.
É exploratório pois os trabalhadores recebem salários injustos e trabalham por muitas horas, muitas vezes em condições ruins, de modo que a sua força de trabalho é "recompensada" de modo insuficiente, o que constitui exploração.
Oprime as possibilidades humanas na medida em que o trabalhador na lógica capitalista trabalha muito mais que o que seria necessário, não tendo tempo livre para desenvolver-se como fazem os burgueses.
Resposta:
Desse modo, o que as define como sociedades capitalistas é a propriedade privada, o trabalho assalariado, o sistema de troca e uma determinada divisão social do trabalho. Podemos afirmar que o trabalho se transforma em força de trabalho quando se torna uma mercadoria que pode ser comprada e vendida.