• Matéria: Pedagogia
  • Autor: wesleykeybord
  • Perguntado 9 anos atrás

3. A Escola participa desse jogo de forças, e acaba por legitimar essa condição, ao transformar “desigualdades sociais” em “desigualdades naturais”. Por exemplo: quais são os conteúdos curriculares importantes para que possamos participar das decisões coletivas que nos concernem em nossa sociedade? É conhecer a história dos vencedores? Dos colonizadores? A história dos colonizados? A história dos oprimidos? Dos negros? Dos indígenas? Das mulheres? Das crianças? É conhecer a geografia dos territórios do capitalismo avançado? Dos países periféricos?

I. Na perspectiva adotada por Bourdieu e Passeron, a realidade social é um conjunto de relações de força, como Karl Marx (1818-1883) indicou, como também relações de sentidos entre as classes, como Max Weber (1858-1920) identificou, pois a “dominação social” da pessoa, dos grupos, das nações, é aceita e reconhecida pelos próprios “dominados” como legitima por aceitarem esses códigos arbitrários como “naturais”, como normais.
II. A sociedade não legitima a ideologia do poder hegemônico.
III. A sociedade sempre foi assim. Isso quer dizer que a ideologia do poder hegemônico que nos atravessa legitima os privilégios desse grupo social e, mesmo que não participemos do grupo social hegemônico trabalhamos para perpetuar, para manter, para reproduzir os valores de um grupo social ao qual não pertencemos.

Assinale a única alternativa correta:
a) Corretas apenas as alternativas I e III;
b) Corretas apenas as alternativas II e III;
c) Corretas apenas as alternativas I e II;
d) Todas as alternativas estão corretas.

Respostas

respondido por: edilsonmartins
6
Acredito que seja a letra A

paganini2: tambem acho q seja letra A
arthurpulzi: Letra A...CTZ Acertei
Perguntas similares