• Matéria: Sociologia
  • Autor: IsisLuccas23
  • Perguntado 9 anos atrás

Conclusão de 10 linhas : tema Positivismo no brasil

Respostas

respondido por: Estefanesouza151
65
A primeira corrente da Sociologia foi o positivismo. Ela foi a primeira teoria a organizar alguns princípios do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente. O principal representante e criador desse movimento foi o filósofo Auguste Comte. O positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social. Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social. No Brasil, é possível notar diversas influências do positivismo, como por exemplo, a frase que esta impressa na bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”. Essa frase era uma alusão, que sem ordem o país não se desenvolveria.

IsisLuccas23: isso uma conclusao de 10 linhas pfv preciso pra segunda tenho mais 7 trabalhos e meu filho de 2 meses pra olhar nossa n ta dano kk brigado
Estefanesouza151: Ola acabei de editar a resposta
IsisLuccas23: muuuuuito obrigado
Estefanesouza151: Esta resposta te ajudou?? Si não posso fazer outro rs
IsisLuccas23: ajudou siim , se quiser de outro tema posso lhe dar rsrs
respondido por: Matheusieti
5

O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.

Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.

Seguindo essa linha, entre a década de 20 e 30 a partir da busca por compreensão do sistema social Brasileiro, surgiu o estudo da sociologia, buscando entender aspectos como a abolição da escravatura, índios e negros. 

Os pioneiros foram Gilberto Freyre, com Casa grande & Senzala, Sérgio Buarque de Holanda com Raízes do Brasil, entre outros que se destacaram como os principais autores da época. 

Por fim, o início do estudo da sociologia estava atrelado com as temáticas dos trabalhadores, por conta do sistema econômico que o Brasil passava, os estudiosos deram prioridade nos estudos da industrialização e os processos relacionados a reforma agrária e movimentos sociais urbanos e rurais, já a partir de 1964 os sociólogos passaram a estudar sobre questões políticas do país, devido o início da ditadura que se manteve ativa até 1985. 

Mais sobre a sociologia no Brasil:

https://brainly.com.br/tarefa/13137072

Anexos:
Perguntas similares