aspectos do pensamento de Adorno e Horkheimer que caracterizam o que se poderia definir como "pessimismo teórico" desses dois filósofos
Respostas
Olá! Espero ajudar!
Adorno e Horkheimer foram pensadores da Escola de Frankfurt, que tinha como principais temas o autoritarismo, a cultura de massa, o avanço tecnolõgico e científico, o totalitarismo, liberdade etc.
Os filósofos da Escola de Frankfurt tinham a preocupação com a análise crítica da sociedade capitalista contemporânea.
Em "Dialética do Esclarecimento" Adorno e Horkheimer, os autores fazem uma crítica ao Iluminismo, que valorizou a razão humana apostando na mesma como fonte de progresso e desenvolvimento.
Os pensadores relacionam a aposta na razão como solução para a sociedade à ascensão ao poder de regimes como o nazista e o facista. Eles dizem que o Facismo e o Nazismo são fruto de um excesso de racionalidade.
Nesse sentido, o ser humano que apostou na razão no Iluminismo, agora se vê preso a uma razão totalitária, uma razão técnica, que não levou o ser humano ao progresso ético e moral, mas tão somente ao progresso científico. E à essa razão técnica a humanidade se prendeu e, os filósofos não oferecem solução para essa submissão do humano à razão.
O "pessimismo teórico" de Adorno e Horkheimer gira em torno da função dos meios de comunicação na vida social.
Adorno e Horkheimer e a indústria cultural
Adorno e Horkheimer entendem que a cultura elaborada pelo sistema capitalista e pela mídia descompromissada pela sociedade pode ser vista como nefasta em relação à influência social.
Para os filósofos, a indústria cultural monopoliza a arte da massa e a utiliza para lucrar e movimentar o capitalismo na sociedade.
O "pessimismo teórico" dos autores vem por não acreditarem que a mídia comunicativa possa ser democrática, como pensava Walter Benjamin.
Saiba mais sobre Adorno e Horkheimer em: https://brainly.com.br/tarefa/24033420
#SPJ3