• Matéria: Filosofia
  • Autor: grancer
  • Perguntado 9 anos atrás

introdução, desenvolvimento e conclusão mito Platão: alegoria da caverna

Respostas

respondido por: chileno01
46
O mito da caverna é uma alegoria que faz Platão para explicar a dualidade da alma.
Para Platão existem dois mundos, o mundo sensível, e o mundo ideal.
O mundo sensível é onde vivemos e podemos sentir com nossos sentidos o mundo. O mundo ideal é o plano perfeito do ideal de mundo, este só pode ser vivido pela alma desencarnada.
O mito da caverna:
Platão fala de pessoas acorrentadas dentro de uma caverna viradas para a parede e de costas para a entrada, de tal maneira que a única coisa que conseguem ver são as sombras projetadas na parede. Para esses prisioneiros que sempre estiveram ali, as sombras são o mundo real, pq é só o que elas conhecem. Assim, esse mundo que vivemos, o mundo sensível, é só uma sombra do mundo ideal que existe, onde o conceito de tudo que existe é perfeito.
respondido por: Matheusieti
1

Podemos apresentar uma relação com a alegoria da caverna como uma forma de Platão exemplificar a ignorância dos indivíduos e a necessidade da busca pelo "mundo real".

Além disso, a razão deve estar acima dos sentidos, para um conhecimento que cerque o homem, como uma caracterização do filósofo em sua busca completa pelo conhecimento e o indivíduo que se priva da busca pelo aprendizado, justificando condutas, indo na contramão da razão.

Os discursos de Platão e a apresentação do mito da caverna contribuíram para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.

Sobre a Matrix e a Alegoria da caverna:

https://brainly.com.br/tarefa/22678830

Anexos:
Perguntas similares