Respostas
Neste contexto predominado pela ideologia neoliberal, há uma mudança de paradigmas e toda uma nova conceituação a respeito das questões sociais, cidadania, soberania, hegemonia, autonomia entre tantas outras que passam por alterações frente ao novo Estado-nação, Estado fraco ou mínimo, como preferem alguns autores.
As relações econômicas são reguladas pelo mercado num mundo sem fronteiras, de reestruturação tecnológicas, que afeta tanto as formas de produção, organização e gestão empresarial quanto à própria natureza do Estado e a sua função enquanto instituição reguladora e promotora do bem estar social e econômico.
Na nova política global a atuação do Estado sofre modificação por exercer uma menor influência sobre a condução dos mercados e da economia, já que não conseguem mais controlar a dinâmica da globalização e o impacto da difusão do neoliberalismo.
O papel do Estado e o neoliberalismo
Com o advento da globalização o avanço da tecnologia e de relações econômicas entre os países são um dos itens notórios no avanço desta visão global dos países se relacionarem e, juntamente com isso, a difusão do neoliberalismo tem surgido com a percepção de que o Estado possua menor influência sobre a condução dos mercados e da economia, já que se defende o livre comércio entre os países.
Sendo um tema em discussão que remete pessoas que concordam e discordam de uma difusão do neoliberalismo, veja abaixo algumas das ações práticas neoliberais:
- Privatização de empresas estatais.
- Redução dos gastos do Estado com medidas sociais.
- Redução da regulação excessiva de empresas privadas.
- Abertura econômica para entrada de empresas multinacionais.
Conheça sobre o neoliberalismo: https://brainly.com.br/tarefa/27390440
#SPJ2