Com a applicação do cinematographo* falante, surgiu recentemente uma aguda polemica sobre qual dos meios de
expressão é o melhor. O que mais chamará a attenção do publico: as palavras ou as acções dos artistas? Alguns insistem
em que os sons provocam mais a curiosidade dos assistentes. Outros acham que a ação é a verdadeira essencia do
cinematographo e sendo a voz producto das machinas mechanicas, ella só serve para distrahir a attenção do publico.
(...)
Muitos não duvidaram em prognosticar que as pelliculas de côres se generalisariam, chegando a serem tão communs
como as que hoje existem. Entretanto, não demorou em que fosse descoberto que a novidade da cor distrahia a mente
nas partes mais culminantes do drama reflectido na tela. Logo depois, surgiu um systema de usar as côres unicamente
em certas passagens para dar uma melhor impressão de effeito esthetico, mantendo-se invariavelmente o branco e o
preto, para poder assim ficarem registrados os verdadeiros e intensos momentos da dramaticidade da scena.
A psychologia comprova isto. Ainda que com nossos olhos apreciemos a natureza em suas proprias cores, o mesmo
não acontece com a nossa mente.
A comparação entre a representação escrita do texto de 1928 e a contemporânea nos permite
chegar a várias conclusões. A qual das conclusões abaixo a leitura atenta do texto não autoriza a chegar?
Em 1928, a escrita
a) apresentava mais dígrafos (duas letras para representar um som) do que a atual.
b) não utilizava acento grave para indicar a ocorrência de crase.
c) não seguia a regra atual para a acentuação de palavras proparoxítonas.
d) representava alguns sons de forma diferente das hoje utilizadas.
e) usava os mesmos marcadores de nasalidade que atualmente utilizamos.
Resolução
Respostas
respondido por:
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Letra B, porque no texto há várias palavras em que duas letras representam o som de apenas uma
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