Respostas
Olá, vou tentar ser o mais explicativo possível então vamos lá.
Apesar de ser dois sistemas bem contraditório, é possível estabelecer fortes relações de semelhança entre elas. Irei ressaltar três aqui. Primeiramente, cabe destacar as suas origens, o liberalismo tem início no iluminismo europeu e no *conflito entre os empreendedores capitalistas do mercado livre*(guarde essa informação). Enquanto isso, o socialismo, fundado pelo pensador Karl Marx, tem como principal objetivo *substituir o capitalismo* através de uma revolução dos trabalhadores. Lembra da informação que falei pata você guardar? Então, podemos estabelecer essa primeira relação entre os sistemas, em conflitos ou não com os capitalistas, os dois sistemas queria substitui-los.
Além disso, esses dois sistemas pregavam uma forte intervenção do Estado, seja para defender os direitos individuais contra o excesso de expansão e exploração (ideal defendido pelos liberalistas), como para controlar e se tornar propriedade dos meios de produção ( ideal defendido pelos socialistas)
Por fim, a terceira semelhança que irei exemplificar é o não funcionamento dos dos sistemas de acordo com sua respectiva teoria quando colocadas em prática. O liberalismo não conseguiu melhorar a vida da maioria das pessoas, não gerou crescimento econômico significativo e causou forte elevação da concentração de renda. No socialismo, a democracia se tornou autoritarismo e o planejamento central, ineficiente, fracassou de modo geral em atender as necessidades do povo. Além disso, uma classe privilegiada de burocratas perpetuou o sistema de classes.
Espero que tenham entendido tudo que tentei passar, um bônus meu rsrs:
Os dois sistemas foram lindos em sua teoria, porém um fracasso em suas execuções
As semelhanças entre o liberalismo e o socialismo estão nas origens, pois estão relacionados à Revolução Francesa, Revolução Industrial e Iluminismo. Outras semelhanças estão na contestação dos privilégios hereditários (nobreza) e no investimento do Estado.
Liberalismo e Socialismo
As principais características do liberalismo são o individualismo, propriedade privada, o lucro, concorrência e liberdade de empreender. Pregam o Estado Mínimo, mas o Estado pode ser um investidor importante na economia.
O socialismo defende a socialização dos meios de produção, fim das grandes propriedades privadas, a ausência de classes, economia planificada e distribuição igualitária de renda.
Outro fato importante é que o liberalismo expressa os ideais da burguesia no capitalismo. Já o socialismo defende os interesses do proletariado e propõe a superação do capitalismo e da sociedade de classes.
Leia mais sobre o socialismo: https://brainly.com.br/tarefa/5160420
Leia sobre Adam Smith, teórico do liberalismo: https://brainly.com.br/tarefa/3042400
#SPJ2