Para responder à questão 3, leia a letra da música a seguir e escreva um breve texto a seguir:
Minha tribo sou eu
Zeca Baleiro
eu não sou cristão
eu não sou ateu
não sou japa não sou chicano não sou europeu
eu não sou negão eu não sou judeu
não sou do samba nem sou do rock
minha tribo sou eu
eu não sou playboy eu não sou plebeu
não sou hippie hype skinhead nazi fariseu
a terra se move falou Galileu
não sou maluco nem sou careta
minha tribo sou eu
ai ai ai ai ai
ié ié ié ié ié
pobre de quem não é cacique
nem nunca vai ser pajé
Sobre a questão da identidade social, é importante destacar um conhecido pensamento de Stuart Hall (2001), que analisa historicamente as transformações que o sujeito vem passando e distingue três concepções de identidades:
1. Sujeito do Iluminismo: dotado de razão de consciência e de ação, possui uma identidade mais ou menos estável ao longo da vida, permanecendo quase o mesmo.
2. Sujeito sociológico: é resultado da interação do sujeito com o mundo cultural, passa a ter consciência de que não é autônomo e autossuficiente.
3. Sujeito pós-moderno: é um sujeito sem identidade fixa ou permanente, possui identidades múltiplas, às vezes contraditórias e que são transformadas historicamente pelos sistemas culturais que o cercam.
Nesse sentido, o autor destaca que à medida que os sistemas sociais de significação e representação cultural se transformam, o sujeito defronta-se com uma multiplicidade de identidades possíveis, com as quais pode identificar-se temporariamente. Assim, o sujeito individual traça uma trajetória não linear, que vai sendo modificada e interpelada pela ação social e pelas experiências concretas.
Qual é a possível articulação entre essas ideias apresentadas com o tema dos rolezinhos? Argumente sua opinião a respeito do sujeito diluído em inúmeras identidades, ou seja, o sujeito pós-moderno.
Respostas
respondido por:
1
A opção 2 vem a ser a mais coerente amigo!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás